Abec

Abec


     

Efeitos de um treinamento em micro-ensino sobre o desempenho de professores de 1¬™ s√©rie do 1¬ļ grau na √°rea de comunica√ß√£o e express√£o.

O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de profissionais alfabetizadores treinados em habilidades técnicas por meio de micro-ensino com o desempenho de profissionais formados pelo esquema tradicional. Foram sujeitos dessa pesquisa 30 profissionais de 1ª série da rede de ensino municipal de Goiânia. O Grupo Experimental foi treinado para micro-ensino em circuito fechado de TV para que o professor pudesse perceber com precisão o nível do seu próprio desempenho através de um feedback imediato; o Grupo de Controle, treinando em esquema tradicional, recebeu as mesmas informações através de processos orais e escritos. Os resultados demonstram que os professores que receberam informações sobre habilidades técnicas de ensino durante um treinamento em micro-ensino apresentaram um desempenho superior àqueles profissionais formados pelo esquema tradicional; conclui-se que o sistema de formação profissional do professor de 1º grau apresenta currículos defasados da realidade da sala de aula.

Ano Publicação: 1979
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Experimental
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedadogia Tecnicista
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

KLEIN, Idalma Andrade. Efeitos de um treinamento em micro-ensino sobre o desempenho de professores de 1ª série do 1º grau na área de comunicação e expressão. Porto Alegre: Pós-Graduação em Educação na Faculade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1979. 159p. (Dissertação de Mestrado).