Abec

Abec


     

Prontidão, ensino e disciplina na aprendizagem inicial de leitura segundo o julgamento de professores de escolas de 1º grau de São Bernardo do Campo.

O objetivo do trabalho foi obter um quadro descritivo da alfabetização escolar, através da aplicação de questionários a 196 professoras da 1ª série dos Grupos Escolares Estaduais de São Bernardo do Campo (São Paulo). O questionário constituiu-se de duas partes: a) dados relativos à formação e à atuação da professora em sala de aula; b) afirmações sobre a alfabetização em relação às quais a professora devia assinalar sua concordância ou discordância. Os resultados foram analisados em quatro categorias: a) preparo profissional do professor, realização de cursos e efeitos destes em sua atuação; b) prontidão dos alunos para a alfabetização; c) forma pela qual se desenvolvem as lições de alfabetização (agrupamento de alunos, objetivos, atuação do professor, materiais); d) manutenção da disciplina em sala de aula. Os resultados evidenciaram a necessidade de melhor formação dos professores alfabetizadores.

Nome do Autor: MOLINA, Olga
Nome do Orientador: Samuel Pfromm Netto
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1975
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

MOLINA, Olga. Prontidão, ensino e disciplina na aprendizagem inicial de leitura segundo o julgamento de professores de escolas de 1º grau de São Bernardo do Campo. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1975. 236p. (Dissertação de Mestrado).