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Avaliação do Programa de Antecipação da Escolaridade junto a alunos de nível sócio-econômico baixo.

O objetivo da pesquisa foi avaliar a implantação, em duas escolas estaduais de São Paulo, do Programa de Antecipação da Escolaridade, destinado a criança de nível sócio-econômico baixo. No primeiro ano (1980), foi feita a avaliação das atividades desenvolvidas durante a aplicação do Programa: nível de prontidão dos alunos antes e depois de serem submetidos ao Programa, atuação das professoras, condições das escolas, crítica das professoras ao Programa; no segundo ano (1981), foi comparado o desempenho dos alunos submetidos ao Programa, no ano anterior com o dos alunos novatos, e comparado o nível prontidão no início do ano com o resultado do desempenho, no final do ano; analisaram-se, ainda, a atuação das professoras e as condições das escolas. Os resultados evidenciaram o ganho alcançado pelos alunos submetidos ao Programa, que apresentaram um nível de desempenho qualitativamente superior ao dos alunos não submetidos a ele. A autora faz considerações sobre as possibilidades e as condições necessárias para garantir a alfabetização de crianças culturalmente marginalizadas.

Nome do Autor: NICOLAU, Marieta Machado
Nome do Orientador: Myriam Krasilchick
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

NICOLAU, Marieta Machado. Avaliação do programa de antecipação da escolaridade junto a alunos de nível sócio-econômico baixo. São Paulo: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1983. 746p. (Dissertação de Mestrado).