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Compet√™ncias do professor alfabetizador: um estudo junto a professores de 1¬™ s√©rie de 1¬ļ grau.

A pesquisa teve como objetivo: identificar as funções, tarefas e competências profissionais dos professores-alfabetizadores, a partir de suas percepções e expectativas quanto ao nível de proficiência que possuem e ao que deveriam possuir, e verificar a relação existente entre o nível que possuem e as variáveis: idade, formação profissional, experiência em alfabetização e número de alunos reprovados. A amostra constituiu-se de 145 professores-alfabetizadores de 1ª série, de escolas públicas de 4 cidades do Paraná. O procedimento utilizado foi a aplicação de um questionário constituído de funções tarefas e competências, cujos níveis de proficiência foram medidos por uma escala do tipo Likert. Os resultados evidenciaram a predominância do nível de média proficiência nas funções, tarefas e competências profissionais para a alfabetização. Verificou-se que a expectativa dos professores em relação aos níveis que deveriam possuir é superior ao que possuem. A variável "experiência" apresentou relação significativa com apenas duas tarefas e a variável "idade" com apenas uma tarefa. As demais variáveis não apresentaram associação significativa com os níveis de proficiência dos professores.

Ano Publicação: 1980
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Survey
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedadogia Tecnicista
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

LAUER, Luci Joelma. Competências do professor alfabetizador: um estudo junto a professores de 1ª série de 1º grau. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1980. 160p. (Dissertação de Mestrado).