Abec

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Análise de uma experiência que associa linguagem oral, leitura e escrita no processo de alfabetização.

Com base em princípios da Sociolingüística e da Psicologia Cognitiva, é descrita e analisada experiência de alfabetização de 26 crianças consideradas "fracas" de uma escola pública, atuando a própria pesquisadora como professora; o objetivo foi verificar a influência, no processo de alfabetização, de uma metodologia que substituísse a cartilha por textos produzidos pelas crianças, que associasse língua oral, leitura e escrita, que estabelecesse um clima democrático e de valorização do aluno, que possibilitasse o acesso a livros da literatura infantil e que levasse à compreensão e aceitação das variedades lingüísticas (dialetos e registros). São apontados, como resultados, o progresso da maior parte dos alunos, aumento da criatividade, melhor qualidade dos textos produzidos, em relação a textos de alunos da mesma série de outra escola.

Nome do Autor: PARADA, Elvira Meneghesso Gonçalves
Nome do Orientador: Abigail Alvarenga Mahoney
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Interdisciplinaridade
Assunto:Proposta Didática
Referência:

PARADA, Elvira Meneghesso Gonçalves. Análise de uma experiência que associa linguagem oral, leitura e escrita no processo de alfabetização. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1984. 197p. (Dissertação de Mestrado).