Abec

Abec


     

Relações entre o índice de alfabetização infantil e métodos, ambiente social e escolar.

A pesquisa teve, como objetivos: a) verificar a relação entre índices de alfabetização e métodos de alfabetização; b) verificar, em cada método, a relação entre índices de alfabetização e número de alunos por turma, idade dos alunos, prontidão, freqüência à pré-escola, nível sócio-econômico e número de anos na 1ª série. A amostra foi constituída de 2.318 alunos de 1º série da rede pública estadual de Porto Alegre. Os dados foram coletados através de questionários e formulários preenchidos pelos setores administrativo e pedagógico das escolas. Os resultados evidenciaram: associação significativa entre: métodos e índices de alfabetização, tendo o método da palavração apresentado os mais altos índices; índices de alfabetização e idade, prontidão, freqüência à pré-escola e nível sócio-econômico, em cada método; para os métodos misto e de palavração, associação entre índice de alfabetização e número de anos na 1ª série.

Nome do Autor: Yolanda Maria do Amaral Rodrigues
Nome do Orientador: Roque Moraes
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1982
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência: RODRIGUES, Yolanda Maria do Amaral. Relações entre o índice de alfabetização infantil e métodos, ambiente social e escolar.. 1982. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1982.