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As abstrações na construção da língua escrita e do espaço métrico na interação com o computador, durante o processo de alfabetização.

O trabalho analisa o processo de construção do conhecimento, sob o ponto de vista da abstração refletidora, de crianças em interação com o computador, durante o período de alfabetização, e busca verificar a influência do computador no processo de construção do conhecimento, no sentido de favorecer as abstrações e, conseqüentemente, as mudanças nos níveis conceituais. Foram sujeitos desta pesquisa seis crianças, de classe sócio-econômica desfavorecida, alunas da 1ª série do 1º grau em escola municipal, que não estavam alfabetizadas no início do experimento. Foram realizadas, com cada sujeito, 30 sessões, em média, de interação com o computador, orientadas pelo método clínico piagetiano, durante 7 meses, com registro dos dados em protocolos de observação. Analisaram-se as abstrações em jogo sobretudo na conceitualização da escrita, mas também na construção do espaço métrico, a partir da hipótese de que existe uma solidariedade na construção da representação da língua escrita, do espaço e do número. Verificaram-se, durante as sessões, regularidades que permitiram categorizar fases de desenvolvimento da conceituação da escrita e da construção do espaço métrico, identificando-se solidariedade entre esses desenvolvimentos. Comparando os resultados nas provas de competência cognitiva, aplicadas antes, durante e ao final do estudo, do grupo estudado com os demais alunos da mesma classe que não tinham interagido com o computador, a autora concluiu que essa interação interferira favoravelmente nas mudanças de níveis relativas à competência cognitiva. Concluiu ainda que a interação das crianças com o microcomputador permitira a manipulação da representação do conhecimento, favorecendo as trocas simbólicas e levando os sujeitos a refletir sobre a sua produção, conduzindo da abstração pseudo-empírica à abstração reflexiva.

Nome do Autor: NEVADO, Rosane Aragon de
Nome do Orientador: Fernando Becker
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

NEVADO, Rosane Aragon de. As abstrações na construção da língua escrita e do espaço métrico na interação com o computador, durante o processo de alfabetização. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989. 171p. (Dissertação de Mestrado).