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A alfabetização na escola pública estadual do Rio de Janeiro

O objetivo do estudo foi investigar a produtividade em alfabetização da escola pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio da avaliação das habilidades de leitura e escrita de alunos concluintes de 1ª série. O universo do estudo foi constituído de todos os alunos matriculados na 1ª série das escolas estaduais dos 64 municípios do Rio de Janeiro, num total de 74.285 sujeitos. Um teste de rendimento em leitura e escrita foi enviado às escolas para aplicação pelas professoras regentes de turmas de 1ª série, tendo-se obtido retorno de 43,39% dos testes enviados, representando 32.230 sujeitos; através dos resultados obtidos por esta primeira amostra, foi selecionada uma segunda amostra, composta pelos 12 municípios que apresentaram os melhores resultados: entre 20% e 32% de alunos atingindo o padrão mínimo de desempenho no teste - 70% de acertos. Nesses 12 municípios, foram escolhidas escolas com o maior e o menor número de alunos atingindo o padrão de desempenho de 70%, a fim de comparar escolas com alto e baixo rendimento. Foram instrumentos auxiliares um questionário aplicado aos professores e um outro aplicado aos orientadores e diretores das escolas selecionadas. Os resultados evidenciaram que: 90% das escolas pesquisadas revelaram-se improdutivas em alfabetização; 82,32% do alunado não ultrapassaram o nível mais baixo do processo de leitura - conhecimento de letras e silabas; apenas um número insignificante de alunos - 15,49% - conseguiu atingir o padrão mínimo de desempenho em alfabetização (70% de acertos no teste); a comparação entre escolas mais produtivas e escolas menos produtivas permitiu identificar fatores intra-escolares a que se pôde atribuir uma parcela de responsabilidade pelos resultados obtidos pelos alunos nos testes.

Nome do Autor: OLIVEIRA, Denize Pereira Torres de
Nome do Orientador: Lilia da Rocha Bastos
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Avaliação
Referência:

OLIVEIRA, Denize Pereira Torres de. A alfabetização na escola pública estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PG em Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1987. 147p. (Dissertação de Mestrado).