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Influência das condições pessoais dos alunos e das metodologias usadas no rendimento de leitura, em crianças de 1ª série do 1º grau.

O objetivo do trabalho foi analisar a influência das condições pessoais dos alunos (idade cronológica, nível de inteligência e prontidão) e dos métodos de ensino de leitura (predominantemente analítico ou predominantemente sintético) sobre o rendimento em leitura, em crianças de 1ª série do 1º grau, independentemente do nível sócio-econômico. A população estudada incluiu crianças da 1ª série do 1º grau de escolas públicas de Juiz de Fora - MG, em 1977; foi feita amostra aleatória de 10% da totalidade das escolas e, para assegurar a representatividade crianças com todo tipo de rendimento, os alunos dessas escolas foram divididos em dois estratos: aqueles que tinham obtido, no ano anterior, média global inferior a 50 e aqueles com média superior ou igual a 50. De cada estrato foram retirados randomicamente 50%. Os resultados levaram às seguintes conclusões: há correlação positiva entre rendimento em leitura e as variáveis prontidão e QI; não há correlação significativa entre rendimento em leitura e as variáveis idade cronológica e método de ensino da leitura.

Nome do Autor: Maria José Duarte Raphael
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1978
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência: RAPHAEL, Maria José Duarte. Influência das condições pessoais dos alunos e das metodologias usadas no rendimento de leitura, em crianças de 1ª série do 1º grau.. 1978. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1978.