Uma história da alfabetização em Minas Gerais


     

Pesquisa • Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 11:04:00

Título:  Uma história da alfabetização em Minas Gerais: conteúdos, produção e características de materiais e objetos escolares e modos de escolarização da cultura escrita – Séculos XIX e XX

Coordenadora: Isabel Frade

Resumo:  A pesquisa foca nos estudos da história da alfabetização e da cultura escrita e busca compreender os conteúdos e os modos de escolarização da cultura escrita nos séculos XIX e XX. O objeto de trabalho analisado são instâncias e sujeitos envolvidos na alfabetização, conteúdos da alfabetização aferidos em mapas produzidos pelos professores e sua relação com métodos de ensino; o processo de autoria, as características materiais e simbólicas de livros, instrumentos e suportes de escrita e outros objetos escolares, tomando a escola na relação com outras instâncias. As fontes utilizadas são a imprensa pedagógica e a imprensa do século XIX em geral, cadernos de alunos e professores, manuais didáticos, pedidos e remessas que envolvam a produção, a compra e a circulação de objetos, mapas de frequência e desempenho e memórias de alfabetização. Os dados são analisados tendo como eixos centrais os conteúdos, os modos de escolarização da cultura escrita e a relação entre objetos didáticos e os métodos de ensino. Parte dos resultados foi publicada no capítulo Alfabetização, escolarização e cultura escrita em Minas Gerais no século XIX, do livro Cultura escrita e letramento, e em capítulo denominado História da alfabetização e da cultura escrita: discutindo uma trajetória de pesquisa, publicado no livro Alfabetização no Brasil: uma história de sua história.

Financiamento:  Produtividade CNPq

Palavras-chave:  História da alfabetização, modos de escolarização, cultura escrita