Literatura digital para crianças
Autor: Edgar Roberto Kirchof,
Instituição: Universidade Luterana do Brasil-ULBRA,
A literatura digital (ou literatura eletrônica) para crianças pode ser definida como todo e qualquer experimento literário endereçado ao público infantil para ser lido exclusivamente em meio digital. Visto que tais obras são produzidas com linguagem de programação de computador, geralmente apresentam recursos hipertextuais e hipermidiáticos como parte integrante da composição e mesclam formas literárias com jogos eletrônicos, filmes, animações, arte digital, design gráfico, cultura visual eletrônica, recursos acústicos eletrônicos, entre outros, o que as torna produtos híbridos por excelência.
As primeiras experimentações literárias com linguagem de computação foram realizadas já na década de 1950, na Alemanha. Experimentos endereçados ao público infantil, por sua vez, são mais recentes e têm se multiplicado, nos últimos anos, devido à rápida popularização de aparelhos móveis como tablets, celulares e livros eletrônicos. Os recursos tecnológicos empregados variam e abrangem desde ferramentas relativamente simples, como o Power Point, até outras mais complexas, como Flash ou programas e aplicativos especificamente desenvolvidos de acordo com cada obra.
As obras de literatura digital para crianças são heterogêneas e, assim como as mídias digitais, estão sujeitas a transformações constantes, o que torna difícil estabelecer tipologias fixas. Para fins didáticos, contudo, é possível dividir as principais produções em dois grandes grupos: narrativas digitais infantis e poemas digitais infantis. A maioria das narrativas digitais infantis são produções realizadas para os assim chamados enhanced books (livros expandidos com recursos de hipermídia) e estão disponibilizadas para compra em livrarias virtuais. Muitas delas são adaptações de clássicos da literatura infantil ou adaptações de livros de imagens. Embora menos numerosos, também existem poemas digitais para crianças em livros expandidos e na rede mundial de computadores. Alguns experimentos de poesia digital possuem suas raízes na poesia visual e na poesia concreta. Outros se caracterizam como adaptações de poemas infantis originalmente impressos.
Do ponto de vista artístico-literário, em várias obras digitais os recursos de hipertexto e hipermídia parecem servir apenas à finalidade de entreter e divertir o público infantil; outras, porém, apresentam estruturas esteticamente elaboradas, produzindo efeitos refinados de sentido e proporcionando experiências diferenciadas de leitura e fruição. Assim sendo, a análise e a seleção de obras digitais para o trabalho pedagógico com crianças demandam, do educador, um múltiplo letramento, de modo a ser capaz de avaliar os aspectos multimodais das obras, levando em conta questões literárias, estéticas, artísticas e de informática.
Verbetes associados: Gêneros literários para crianças, Hipertexto, Letramento digital, Livros digitais para crianças, Multimodalidade, Suportes da escrita, Tecnologia digital
Referências bibliográficas:
ANTÔNIO, J. L. Poesia digital: negociações com os processos digitais: teoria, história, antologias. São Paulo: Navegar/ Columbus, Ohio, USA: Luna Bisonde Prods, 2010. Livro e DVD.
COSTA, C. Novas estratégias narrativas nos meios digitais. In: OLIVEIRA, A.; COSTA, C.; PÉRET, F. et al. Deslocamentos críticos. São Paulo: Babel; Itaú Cultural, 2011.
KIRCHOF, E. R. Uma obra à procura de autor: poesia eletrônica para crianças. Tigre Albino, v. 4, 2010, p. 1-10. Disponível em: http://www.tigrealbino.com.br/texto.php?idtitulo=a6804a7f58d0fe77fc347fbe172a5cde&&idvolume=abd2170283077948edd086842c165e3f
TURRIÓN, C. Narrativa digital para niños: otras formas de contar. Leitura em Revista, n. 5, fev. 2014, p. 47-61. Disponível em: http://www.catedra.puc-rio.br/upload/catedra/arquivos/LER5_FINAL.pdf