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Da oralidade à escrita: articulando aspectos sociais, lingüísticos e psicológicos ao processo pedagógico na alfabetização.

A tese relata pesquisa participante em que a pesquisadora assumiu a responsabilidade de alfabetização de uma classe regular da rede de ensino oficial do Estado de São Paulo, durante o ano de 1985. A partir do exame da realidade social e lingüística dos alunos, das peculiaridades de sua modalidade coloquial, das concepções que faziam da escrita, o processo de alfabetização foi orientado no sentido de aproximá-lo do processo natural de desenvolvimento psicológico da criança e acompanhar a maturação dos processos simbólicos e cognitivos envolvidos nesse processo; as estratégias foram organizadas assumindo-se o pressuposto de que a alfabetização deve construir-se sobre a base da oralidade da criança e deve vincular-se a processos significativos e interativos. A autora descreve os mecanismos presentes na relação pedagógica que se desenvolve entre alfabetizadora e alfabetizandos, o processo de instrumentação destes para a escrita, os passos das crianças desde o início da alfabetização até à interpretação e produção fluente de textos. Os procedimentos utilizados para a coleta e análise das informações foram a gravação de situações de diálogo e de manifestações das crianças, entrevistas com os alunos e seus pais, registros em um "diário de classe" e análise de todos os elementos escritos, elaborados pela professora-pesquisadora (materiais didáticos, exercícios, observações) e pelas próprias crianças (desenhos, tarefas, bilhetes, textos, dentre outros). A tese enfatiza o papel do professor, a eficácia do trabalho conjunto na construção dos conhecimentos, a natureza social e dialogal da linguagem, a importância da contextualização tanto para tornar significativos os elementos utilizados no processo de alfabetização quanto para a obtenção de informações e dados sobre a realidade e o aproveitamento das crianças.

Nome do Autor: FRANCHI, Eglê Pontes
Nome do Orientador: Paulo Freire
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Interdisciplinaridade
Assunto:Proposta Didática
Referência:

FRANCHI, Eglê Pontes. Da oralidade à escrita: articulando aspectos sociais, lingüísticos e psicológicos ao processo pedagógico na alfabetização. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1987. 254p. (Tese de Doutorado).