Depoimentos
-
“Ainda na época do grupo e do núcleo de pesquisas, já havia muita demanda de órgãos públicos – e esse foi um dos fatores que nos motivaram a virar um centro. E a demanda na área da linguagem cresceu ainda mais após essa institucionalização. O MEC e as secretarias municipais e estaduais começaram a demandar mais e mais trabalhos de formação do professor. Essa é a característica básica do Ceale: a associação de pesquisa com a atuação junto às escolas, às redes de ensino. Depois disso, de repente, o que era um grupo de pesquisa cresceu e virou o que é hoje”
Magda Becker Soares
Professora emérita da FaE/UFMG e fundadora do Ceale -
“Antes desse projeto de avaliação pedagógica o livro didático disseminava preconceitos, fazia proselitismo religioso, político, e esse projeto controlou, porque a gente faz uma avaliação muito minuciosa e apurada dessas questões. Em relação à qualidade pedagógica desses livros houve um progresso imenso entre o livro didático que era produzido até 2000 e o livro que passou a ser produzido de lá pra cá. A qualidade, a abrangência dos meios de ensino, o tratamento dado aos meios de ensino mudou pra melhor radicalmente.”
Maria da Graça Costa Val
Pesquisadora do Ceale -
“É impressionante ver como uma decisão sobre currículo em Minas Gerais repercute numa coleção interna, que se torna um material que circulou o espaço nacional pelo Pró-Letramento e que volta agora para o presente, quando a gente está participando da criação Base Nacional Comum Curricular”
Isabel Frade
Diretora do Ceale -
“Em 2008, pela primeira vez o PNBE vai selecionar livros para a Educação Infantil. Seriam selecionar 60 livros, 3 acervos de 20 livros, para distribuir em um país que nunca tinha feito uma política pública de livro de literatura para a criança pequena, porque se pensava que a Educação Infantil era lugar só de brincar. Então foi um marco histórico esse momento.”
Aparecida Paiva
Pesquisadora do Ceale, coordenadora da avaliação pedagógica do PNBE desde 2006 -
“O Ceale tem uma trajetória na formação continuada, e eu fico orgulhosa por isso contribuir de alguma forma para a formação dessas universidades para trabalharem com os professores nesse programa. Hoje a gente não tem mais o peso de ter que dar conta de tanta demanda porque as universidades brasileiras públicas estão quase todas também voltadas para o Pacto, e muitas delas dialogaram conosco, estamos todos congregados em torno de uma ação.”
Isabel Frade
Diretora do Ceale
-
«»