< Voltar
1995

O Jogo do Livro

Ilustradores, escritores, editores, livreiros, professores, bibliotecários, alunos e muitos outros se reuniram em 1995 para realizar “O jogo do livro infantil e juvenil: encontro de leitura e algazarra”. Com o objetivo de refletir sobre as instâncias de produção, mediação e recepção da leitura e de circulação do livro infantil e juvenil, nasceu assim o evento bienal do Ceale dedicado à literatura.

Realizado pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell), O Jogo do Livro já nos levou para a cidade de Mariana (1997) e, quando virou o século, passou a refletir também sobre leitores adultos (2001). Em 2007, ao tematizar as escolhas literárias, nos fez pensar sobre quem escolhe qual literatura para quem ler, para em 2011 nos perguntar: “Onde está a Literatura?”.

Nesses vinte anos, as discussões sempre retornaram para aquele que é seu objeto de reflexão: todas as edições do evento resultaram na publicação de livros, que compõem a coleção “Literatura e Educação” (veja abaixo todas as capas). Em 2015, o evento se internacionaliza, com a realização do “XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-Americano: Mediações de Leitura Literária”.

Imagens



Voltar