< Voltar
2004

Rede Nacional de Formação Continuada

E se universidades de todo o país se juntassem para melhorar a formação do professor de educação básica? Centros de pesquisa de diversos estados do Brasil se inscreveram no edital para participar da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, criada em 2004. A ideia era que as universidades produzissem material para cursos semi-presenciais e à distância. No projeto, cinco áreas de formação foram contempladas: alfabetização e linguagem, educação matemática e científica, ensino de ciências humanas e sociais, artes e educação física.

Numa iniciativa tão importante, o Ceale não poderia ficar de fora. O Centro foi um dos 19 escolhidos pelo Ministério da Educação e deu continuidade ao projeto de formação de professores que já vinha desempenhando em Minas. A partir daí, os pesquisadores começaram a propor diversas iniciativas para fortalecer a relação entre universidade e educação básica na área da alfabetização e linguagem.

Cursos presenciais e semi-presenciais, as coleções “Instrumentos da Alfabetização” e “Alfabetização e Letramento”, o Jornal Letra A… Tudo isso movimentou o Ceale até 2014, ano em que a Rede de Formação encerrou suas atividades.

Imagens



Voltar