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2005

Pró-Letramento

O Pró-Letramento ofereceu formação continuada a professores nas áreas de leitura e escrita e de matemática dos anos iniciais, no modelo semipresencial. Durante oito meses de atividades, baseadas em materiais impressos e em vídeos, os alfabetizadores eram orientados pelos tutores, que receberam instruções em universidades formadoras ligadas à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Apenas em 2012, o Pró-Letramento atendeu teve a adesão de mais de 84 mil alfabetizadores, de acordo com dados do Ministério da Educação.

A participação do Ceale na constituição do programa foi fundamental. A formação iniciada em Minas Gerais a partir da reformulação do Ensino Fundamental, com a implementação da Rede Nacional de Formação Continuada, ganhou ares nacionais. Pesquisadores do Ceale contribuíram para a formação continuada de professores em diversos estados.


“É impressionante ver como uma decisão sobre currículo em Minas Gerais repercute numa coleção interna, que se torna um material que circulou o espaço nacional pelo Pró-Letramento e que volta agora para o presente, quando a gente está participando da criação Base Nacional Comum Curricular”

Isabel Frade
Diretora do Ceale



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