Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
Professores de mais de 100 municípios mineiros participando de palestras, aulas, dinâmicas, jogos e leituras deleite. É esse o clima da Faculdade de Educação da UFMG sempre que estão acontecendo os encontros de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Já em seu terceiro ano, o programa do governo federal busca alfabetizar funcionalmente em língua portuguesa e matemática todas as crianças das escolas municipais e estaduais até os oito anos de idade, quando estão no terceiro ano do Ensino Fundamental.
Universidades de todo o país se uniram nesse projeto que tem a formação continuada de alfabetizadores como um de seus principais eixos. Em Minas Gerais, a UFMG, por meio do Ceale, é responsável pelo trabalho com mais de 100 municípios. Os professores que vêm para o período de formação na UFMG são os orientadores de estudo. Após receberem a formação, dão continuidade ao projeto repassando o que aprendem para seus colegas nos municípios.
“O Ceale tem uma trajetória na formação continuada, e eu fico orgulhosa por isso contribuir de alguma forma para a formação dessas universidades para trabalharem com os professores nesse programa. Hoje a gente não tem mais o peso de ter que dar conta de tanta demanda porque as universidades brasileiras públicas estão quase todas também voltadas para o Pacto, e muitas delas dialogaram conosco, estamos todos congregados em torno de uma ação.”
Isabel Frade
Diretora do Ceale
Voltar