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2005

Proalfa

O Proalfa foi criado para verificar os efeitos de ter sido ampliada, em Minas Gerais, a duração do ensino fundamental para nove anos. Desde 2004, as crianças desse estado ingressam aos seis anos de idade nas escolas da rede pública. Lançado em 2005, o Programa de Avaliação da Alfabetização foi desenvolvido pelo Ceale em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A avaliação proposta pelo Proalfa consiste na aplicação de provas para os alunos da rede municipal e estadual de Minas Gerais que estejam cursando o 3º ano do Ensino Fundamental com um ano a mais de duração (crianças por volta de 8 anos). Nesse caso, a avaliação é feita de forma censitária, com a identificação do desempenho de cada aluno, de cada turma e, consequentemente, de cada escola, cidade ou região.

Os índices obtidos pelas crianças nas provas são classificados em baixo (os alunos leem apenas palavras), intermediário (os alunos leem frases e pequenos textos) e recomendável (os alunos leem frases, pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero do assunto e da finalidade de textos).



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