Programa de Mobilidade Capes/AULP
Um programa de mobilidade tem levado estudantes e pesquisadores brasileiros aos arquipélagos africanos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe desde 2012. Ao mesmo tempo, universitários e professores santomenses e caboverdianos também são recebidos todo semestre na Faculdade de Educação UFMG , para diversas atividades de formação e imersão na educação e na cultura brasileiras. Os intercâmbios fazem parte de projetos aprovados no Programa Pró-Mobilidade Internacional Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.
Duas pesquisadoras do Ceale coordenam os projetos, que contam ainda com outros participantes do Centro. "Formação de Professores brasileiros e santomenses e o aprendizado inicial da língua portuguesa pelas crianças santomenses" é coordenado pela professora Francisca Maciel, que desde 2005 participa de projetos de cooperação internacional em São Tomé e Príncipe, como o Alfabetização Solidária. Confira reportagem sobre o projeto no Portal do Ceale.
"Ensinar qual Língua, Ler qual Literatura? Interculturalidade e relações étnico-raciais no Brasil e em Cabo Verde" é coordenado pela professora Aracy Alves Martins, que também conta com a participação dos pesquisadores do Ceale Carlos Augusto Novais e Míria Gomes. Confira reportagem sobre o projeto no Portal do Ceale.
Voltar