Seminário de Alfabetização: teoria, os dados, a prática
Relatos de programas e políticas de alfabetização no Amazonas, em Porto Alegre, no Paraná, em Campinas... Era dezembro de 1991, e o “Seminário de Alfabetização: Teoria, os dados, a prática” recebia professores da rede pública, universitários e pesquisadores de diferentes localidades para discutir o cenário da alfabetização no país. Em três dias, palestras e debates colocaram em pauta construtivismo, letramento, evasão escolar, democratização do ensino e pré-escola, entre outros tópicos recorrentes nas pesquisas da época.
O resultado? Um Ceale mais bem estruturado e ciente das inúmeras possibilidades de pesquisas na área da alfabetização. Daí em diante, o grupo se consolidou na organização de grandes eventos acadêmicos voltados para a reflexão sobre alfabetização, leitura e escrita e para a formação continuada de professores.
O encontro foi filmado e os registros estão disponíveis para consulta na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG. As imagens abaixo foram capturadas de alguns dos vídeos.
Voltar