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1993

Pró-Leitura

Professores de Matemática, Ciências, História, Geografia, além de bibliotecários e supervisores pedagógicos, todos juntos na Universidade. Não apenas professores de Português, mas todos esses profissionais faziam parte do Pró-Leitura, projeto nacional criado por meio de parceria entre o Ministério da Educação e a embaixada francesa no Brasil. A ideia era contribuir para a formação de professores na área da leitura e da escrita e responsabilizar profissionais de todas as áreas do conhecimento pela formação do aluno-leitor na escola.

Em Minas Gerais, um convênio entre a Secretaria de Educação e a UFMG deu ao Ceale a responsabilidade de comandar o projeto, a partir de 1993. Por aqui, o Pró-Leitura envolveu oficinas, cursos, visitas a exposições e congressos, peças de teatro e filmes. Mais que ampliar o repertório de leitura e escrita dos participantes, o Pró-Leitura encurtou a distância entre centros de formação, ensino fundamental público e universidades – pesquisa, formação e ensino andando juntos. O projeto foi desenvolvido até 2004, com interrupção de um ano.



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