Ceale é oficialmente nomeado Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Magda Soares

A cerimônia reuniu a comunidade acadêmica, familiares e amigos para celebrar o legado da educadora, inaugurar a nova identidade visual do Centro e marcar o lançamento do livro Memórias de uma educadora.

O Ceale, da Faculdade de Educação da UFMG, recebeu oficialmente o nome de Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Magda Soares. A cerimônia de oficialização, realizada em 8 de setembro de 2025, Dia Internacional da Alfabetização e um dia após o aniversário da educadora, reuniu professores(as), pesquisadores(as), autoridades, familiares e amigos em uma programação marcada por homenagens, reflexões e confraternização.

As atividades tiveram início no Auditório Neidson Rodrigues, com as saudações da direção da FaE, representada pela professora Andrea Moreno, e da direção do Ceale, pelo professor Gilcinei Carvalho e pela professora Daniela Montuani. Em suas falas, os docentes destacaram a relevância de perpetuar a presença de Magda Soares no Centro, que reforça a continuidade de sua trajetória acadêmica e humana.

Andrea Moreno pontuou “a capacidade de Magda, de ler e reler a própria trajetória com afinco, sempre entendendo que as ideias, os escritos e as instituições não são perenes: precisam ser continuamente reinventadas para continuarem existindo.”

Gilcinei Carvalho ressaltou: “o que projetamos é o efeito retórico de reafirmação dos compromissos políticos relacionados à defesa da escola pública e do direito de aprender a ler e a escrever. Vida longa ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Magda Soares.”

Daniela Montuani disse que “esta cerimônia de renomeação, preparada com tanto carinho, é um marco e uma forma de reafirmar tudo o que o Ceale continua almejando, lutando e trilhando em prol da formação de qualidade de professores e professoras, bem como do direito de todas as crianças, jovens e adultos de aprender a ler e a escrever em nosso país.”

 

 

Andrea Moreno, diretora da FaE, com os professores Gilcinei Carvalho e Daniela Montuani, direção do Ceale, ao lado das pesquisadoras do Centro Isabel Frade e Francisca Maciel, durante a cerimônia.

 

Na sequência, ainda no auditório, foram realizadas duas conferências em homenagem à educadora. A professora Francisca Maciel apresentou “Magda Soares e Ceale: Travessia”, e destacou que

“essa oportunidade de revivê-la também nos traz certo nervosismo, mas, ao mesmo tempo, muita responsabilidade: o compromisso de levar adiante o que ela sempre nos recomendou, alfabetizar as crianças das camadas menos favorecidas de nosso Brasil e garantir o aprendizado da leitura e da escrita de todas as crianças, jovens e adultos.”

A pesquisadora do Ceale e professora da UFMG, Francisca Maciel, apresenta a conferência Magda Soares e Ceale: Travessia.

A professora Isabel Frade, em “A relação entre pesquisa e ação educacional nas interlocuções de Magda Soares”, enfatizou a importância do compromisso social da pesquisa em educação, citando Magda Soares:

“A pesquisa em educação, em alfabetização, no momento atual, tem um compromisso social: precisa contribuir para a compreensão da realidade brasileira, para que, ao compreendê-la, possamos nela intervir, alterá-la e transformá-la. A grande pergunta que fica é esta: a pesquisa em educação no Brasil tem dado essa contribuição? Tem estado a serviço da sociedade brasileira atual? Esse é o grande desafio que devemos responder.”

A docente da UFMG e pesquisadora do Ceale, Isabel Frade, ressaltou a dimensão social da pesquisa em educação em sua apresentação.

A cerimônia realizada no Auditório foi transmitida ao vivo. Confira a íntegra:

O segundo momento da cerimônia ocorreu no Espaço Ceale, onde foi inaugurada a nova identidade visual do Centro. Familiares e amigos de Magda Soares também se pronunciaram nesse ambiente, e trouxeram relatos pessoais e lembranças que reforçaram a dimensão afetiva e transformadora de sua presença.

Professores amigos próximos de Magda relembram momentos pessoais que marcaram sua vida e sua carreira.
O professor da UFMG e filho de Magda Soares, Paulo Sérgio Soares Guimarães, participa do momento de apresentação da nova marca do Ceale.

 

Pesquisadores do Ceale, amigos e familiares de Magda compartilham lembranças e homenagens no Espaço Ceale.

No encerramento da programação, o público presente se reuniu em uma confraternização animada pelo duo Zona de Conforto, formado por Breno Fonseca (guitarra) e Mauro Condé (saxofone).

O duo Zona de Conforto, formado por Breno Fonseca e Mauro Condé, anima o encerramento da programação.

Nesse mesmo espaço foi lançado o livro “Memórias de uma educadora”, obra de Magda Soares, pela Editora Contexto.

Exemplar de “Memórias de uma educadora”, obra de Magda Soares lançada pela Editora Contexto durante o evento.

O evento reafirmou o Ceale como referência em alfabetização, leitura e escrita e destacou a memória de Magda Soares como inspiração para futuras gerações.

“Magda Soares atravessa e seguirá atravessando nossas práticas, pesquisas e vidas. O Ceale Magda Soares é também a continuidade de sua presença entre nós”, destacou a direção do Centro no encerramento.

Veja mais fotos do evento abaixo:

Para que você tenha uma experiência cada vez melhor, estamos atualizando o site do Ceale. Durante esse período, algumas páginas podem apresentar ajustes em andamento. Obrigado por acompanhar e fazer parte desse processo.