Pesquisadores Isabel Frade, Francisca Maciel, Ana Paula Pedersoli e Juliano Guerra apresentaram estudos que destacam a contribuição da educadora para o campo da alfabetização no Brasil
O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Magda Soares (Ceale/FaE/UFMG) participou da 42ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) & WERA Focal Meeting 2025, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estiveram presentes as pesquisadoras Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Francisca Izabel Pereira Maciel, da Faculdade de Educação da UFMG, a professora Ana Paula Pedersoli Pereira, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o pesquisador Juliano Guerra Rocha da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A ANPEd é uma das principais entidades científicas da área da educação no Brasil e tem como missão promover o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação em educação, ao fortalecer o diálogo entre universidades, pesquisadores e a sociedade. A 42ª edição do encontro, que teve como tema “Neoconservadorismo no mundo e a educação frente às violências sociopolítico-ambientais”, reuniu pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes de pós-graduação do Brasil e de diversos países.
No GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita, a professora Isabel Frade participou do trabalho encomendado “O legado de Ana Teberosky, Emília Ferreiro e Magda Soares para o campo da alfabetização, leitura e escrita: alguns pontos de vista”, apresentado em conjunto com Artur Gomes de Morais (UFPE) e Cancionila Janzkovski Cardoso (UFR), sob coordenação de Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues (UFR). A mesa discursou sobre as contribuições dessas três pesquisadoras para a constituição do campo da alfabetização no Brasil e na América Latina, e evidenciaram o impacto de suas ideias na formação docente e nas políticas educacionais.
Além desse trabalho, as professoras Ana Paula Pedersoli Pereira (UEMG) e Isabel Frade (UFMG) apresentaram o estudo “Folhinha Eclesiástica de Mariana: o impresso, os leitores e seus modos de apropriação”, que investiga práticas de leitura e circulação de impressos religiosos no contexto mineiro, analisando como diferentes grupos de leitores se apropriaram desse material e os sentidos produzidos a partir dele.
A professora Francisca Maciel e o professor Juliano Guerra Rocha, discursaram sobre o trabalho “Magda Becker Soares (1932–2023): da didática ao campo da alfabetização – um estudo biográfico”, vinculado ao projeto interinstitucional “Magda Soares e alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (Ceale/FaE/UFMG e UFJF). A pesquisa investiga e registra a trajetória profissional de Magda Becker Soares, e destaca sua atuação na UFMG, sua produção acadêmico-científica, sua contribuição como orientadora e o impacto de sua obra no campo da alfabetização.
As apresentações das pesquisadoras e do pesquisador do Ceale foram muito bem recebidas pelo público do GT10, o que reafirma a importância do centro nos estudos sobre alfabetização e seu compromisso com a preservação e a difusão do legado de Magda Soares, referência na educação brasileira.
A participação do Ceale na ANPEd 2025 reforça seu engajamento com a pesquisa educacional crítica, a formação de pesquisadores e o fortalecimento das práticas e políticas de alfabetização no Brasil.