III Mostra de Recursos Educacionais do PROMESTRE apresentou produções em Alfabetização e Letramento

O evento evidenciou a contribuição de professores e pesquisadores para a formação docente

A III Mostra de Recursos Educacionais do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE), realizada na quarta-feira (17/9), no Hall da Faculdade de Educação da UFMG (FaE), reuniu produções inovadoras do Promestre. O evento fez parte do II Encontro de Pesquisa, Extensão e Ensino da FAE e apresentou recursos desenvolvidos por egressos do programa, que incluem produções realizadas na linha Alfabetização e Letramento.

Professoras Valéria Machado e Daniela Montuani com discentes do Promestre durante a III Mostra

Dentre os produtos elaborados estão: e-books, vídeos, guias, jogos e infográficos.

Discentes da linha Alfabetização e Letramento apresentando seus trabalhos na mostra

 

Professoras e discentes juntas no espaço CEALE

 

Pesquisadoras do Promestre no CEALE durante a exposição de recursos educacionais

Confira os trabalhos apresentados da linha Alfabetização e Letramento

Camila Rafaela dos Anjos Silva Almeida (2025) A escrita na Educação Infantil: guia de atividades pedagógicas (Orientadora: Sara Mourão Monteiro)
Link

Élica Regina Gonçalves (2025)Planejamento Educacional: Propostas integradoras a partir dos materiais elaborados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (Orientadora: Daniela Brito Freitas Montuani)
Link

Indianara A. Cavalcante Lourenço (2025)Produzindo textos em turmas de alfabetização: sequência didática e outros materiais para a formação docente (Orientadora: Daniela Brito Freitas Montuani)
Link

Jennifer Pereira da Rocha Almeida (2024)Planejar, e agora? (Orientadora: Valéria Barbosa Machado)
Link

Joanna de Castro Magalhães Assenção (2024)Jogando com os fonemas na EJA (Orientadora: Francisca Izabel Pereira Maciel)
Link

Josiane de Assunção Marcelos (2025)Glossário de Pesquisa: A ao Z na escrita (Orientadora: Valéria Barbosa Machado)
Link

Juliane Lourdes Silva Oliveira (2025)Em sala: roteiro para encontros formativos de professoras alfabetizadoras (Orientadora: Valéria Barbosa Machado)
Link

Mariana Rocha Eller Miranda (2024)Possibilidades de usos de letras móveis em turmas de alfabetização (Orientadora: Daniela Brito Freitas Montuani)
Link

Natália Marcelino Dutra (2024)A ressignificação dos Programas de Escrita Inventada por professoras alfabetizadoras (Orientadora: Sara Mourão Monteiro)
Link

Rafaella Andrade de Castro (2025)Reconhecimento de palavras na Educação Infantil: teoria, experiências e práticas (Orientadora: Sara Mourão Monteiro)
Link

Simone Regina Pinto Pereira (2024)Jogos de análise fonológica: propostas de mediação e sistematização (Orientadora: Daniela Brito Freitas Montuani)
Link

Tarsis Matarelle Dias Cotta (2025)Guia de mediações pedagógicas para desenvolver a apropriação do sistema de escrita no 6º ano (Orientador: Valéria Barbosa Machado)
Link

Victória Martins de Souza Manço (2024)Dinâmicas interativas nas atividades de escrita no processo de alfabetização (Orientadora: Sara Mourão Monteiro)
Link

PROMESTRE celebrou 10 anos de trajetória

No mesmo dia, no Auditório Neidson Rodrigues, ocorreu o lançamento da coleção comemorativa “10 anos do Promestre”, que reúne produções significativas das linhas de pesquisa do programa.

 

Público acompanhando o lançamento no Auditório Neidson Rodrigues

 

O volume “Pesquisas em Alfabetização e Letramento: diálogos com a prática escolar” foi organizado por membros do Promestre da linha Alfabetização e Letramento: Isadora Cristina Silva Ribeiro, Tarsis Matarelle Dias Cotta e Valéria Barbosa Machado. O e-book reúne pesquisas e experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo dos 10 anos do programa, articulando conhecimentos acadêmicos e práticas educativas, com foco na educação básica e na formação docente.

Baixe gratuitamente clicando aqui

 

Pesquisas em Alfabetização e Letramento: diálogos com a prática escolar
Organizadores: Isadora Cristina Silva Ribeiro, Tarsis Matarelle Dias Cotta e Valéria Barbosa Machado
Linha de pesquisa: Alfabetização e letramento
E-book / PDF – ISBN: 978-65-284-0147-5
Ano: 2025
Agradecimentos e apoio: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Faculdade de Educação – FaE / UFMG, Mestrado Profissional em Educação e Docência – PROMESTRE
Editor: Carlos Henrique C. Gonçalves

Para que você tenha uma experiência cada vez melhor, estamos atualizando o site do Ceale. Durante esse período, algumas páginas podem apresentar ajustes em andamento. Obrigado por acompanhar e fazer parte desse processo.