Atividades aproximam universidade e redes de ensino ao fortalecer práticas de alfabetização e letramento

Ao longo do mês de novembro de 2025, o Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL), vinculado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Magda Soares (Ceale/FaE/UFMG), recebeu diferentes grupos da comunidade escolar em uma série de encontros que destacaram o papel do laboratório como espaço de pesquisa, formação e diálogo com a educação básica. O LAL desenvolve ações voltadas para o estudo dos processos de alfabetização e letramento, bem como para a produção de materiais, propostas pedagógicas e iniciativas de formação de professores.
No dia 11 de novembro, terça-feira, o LAL recebeu crianças da Escola Municipal Pérsio Pereira Pinto. As turmas participaram de atividades voltadas para a leitura e a escrita, além de conhecerem o espaço e alguns dos materiais produzidos pelo laboratório.

Crianças da Escola Municipal Pérsio Pereira Pinto participam de atividades de leitura e escrita durante visita ao LAL/CEALE.
Na sexta-feira, 14, foi a vez de professores do Núcleo de Políticas Educacionais para Estudantes em Situação de Migração (Nupem), da Secretaria Municipal de Educação (Smed), de Belo Horizonte, e de uma docente do curso de Letras da UFMG visitarem o espaço. O grupo acompanhou a apresentação das ações do laboratório e dialogou sobre práticas de acolhimento linguístico e pedagógico. Entre as iniciativas abordadas, foi apresentado o projeto de pesquisa “Letramentos em contexto bilíngue: um estudo de caso etnográfico de uma criança imigrante venezuelana”, coordenado pela professora e também pesquisadora do Ceale, Elizabeth Guzzo de Almeida. A investigação foca nos processos de aprendizagem linguística vividos por uma estudante da Venezuela, e oferece elementos para compreender realidades marcadas pela migração.


Criança venezuelana participante do projeto de pesquisa vivencia atividades no Laboratório de Alfabetização e Letramento.
No dia 18 de novembro, o laboratório também recebeu um grupo de professoras e coordenadoras do município de Oliveira-MG, que participaram de momentos de interação e troca de experiências. Ao longo da visita, foram apresentadas ações, materiais e estratégias desenvolvidas pelo LAL, com foco no fortalecimento da formação docente e dos processos de alfabetização e letramento.

Professoras e coordenadoras de Oliveira-MG participam de momento formativo no LAL.
Os três encontros evidenciam o papel do LAL/CEALE como espaço de formação, pesquisa e colaboração com as redes de ensino, ao contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e para o diálogo sobre temas contemporâneos que atravessam o cotidiano escolar.