A presença dos pesquisadores reforça o compromisso da instituição com a produção de conhecimento e com o diálogo sobre a alfabetização no país

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG, participa do VII Congresso Brasileiro de Alfabetização (COMBAlf), realizado entre os dias 21 e 23 de julho de 2025, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O encontro reúne pesquisadores de diferentes regiões do país, e promove um espaço importante para o debate de políticas, práticas e pesquisas em alfabetização e letramento.
A programação do evento contou com a participação da professora da FaE/UFMG e pesquisadora do Ceale, Mônica Daisy Araújo, que esteve na Mesa 3 – Políticas para o livro, a leitura literária e as tecnologias digitais na alfabetização e letramento, realizada no dia 22/7. A cobertura dessa mesa pode ser conferida neste link. Clique aqui.
Já nesta quarta-feira, 23/7, a também professora da FaE/UFMG e pesquisadora do Ceale, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, participa da Sessão especial – Diálogo com nossas presidências, como Presidenta da ABAlf e Presidenta Emérita (biênio 2018-2019). No mesmo dia, Isabel será responsável pela mediação da Conferência de Encerramento, proferida pela pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier.
Você pode acompanhar às transmissões das atividades no canal do Youtube da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).
Além de Mônica Araújo e Isabel Frade, também estão presentes no congresso, a professora da FaE/UFMG e vice-diretora do Ceale, Daniela Montuani, a professora e pesquisadora, Maria José Francisco de Souza e a professora e coordenadora da pesquisa interinstitucional “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC), desenvolvida no Centro de alfabetização, leitura e escrita, Francisca Maciel. Também participam o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e integrante da ABEC, Juliano Guerra e a professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ana Paula Pedersoli.
