Live ocorrerá no dia 25/11, terça-feira, às 19h, no canal do YouTube do Ceale

Em novembro, o Ceale Debate recebe a professora e pesquisadora Adriana Borges (FaE/UFMG) para uma conversa fundamental sobre a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar. O encontro propõe refletir sobre práticas pedagógicas, políticas educacionais e recursos que podem orientar a atuação docente e fortalecer a participação de estudantes autistas na escola. A transmissão contará com a mediação da professora da Faculdade da Educação da UFMG e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Magda Soares (Ceale), Mônica Araújo e será realizada ao vivo no canal do Ceale no YouTube.
Assista ao evento no link:
https://bit.ly/cealedebate25-11-25
O tema
Com o título “O que preciso saber sobre estudantes com autismo?”, esta edição do Ceale Debate propõe uma conversa fundamentada sobre a presença e a participação de estudantes com TEA na escola.
Embora o diagnóstico seja discutido criticamente, especialmente quando reduz a pessoa a um rótulo, muitos autistas relatam que compreender sua condição foi essencial para melhorar sua qualidade de vida, ampliar autonomia e fortalecer sua trajetória escolar.
No contexto da sala de aula, o conhecimento do professor sobre o TEA é determinante para um planejamento pedagógico mais responsivo e inclusivo. A conferência abordará como:
- o ensino colaborativo,
- o planejamento educacional individualizado (PEI) e
- o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)
podem apoiar a tomada de decisão docente e favorecer práticas mais acessíveis para todos os estudantes, em consonância com a educação especial na perspectiva inclusiva.
A convidada
Adriana Borges
Pesquisadora PQ, nível C. Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão Escolar na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. É membro do comitê gestor do INCT/Gestrado, sediado na FaE/UFMG.
Atua nas áreas de Educação Especial, Políticas de Educação Especial e Inclusão Escolar, com ênfase em: políticas de educação especial, transtorno do espectro do autismo, acessibilidade curricular e Plano Educacional Individualizado.
Mediação
A mediação do encontro será realizada pela professora pesquisadora do Ceale e coordenadora do Ceale Debate, Mônica Araújo.
Inscrições
Não é necessário realizar inscrição prévia. Basta acessar o link no horário indicado:
https://bit.ly/cealedebate25-11-25
Haverá certificado para participantes que preencherem o formulário disponibilizado no chat durante a transmissão. Posteriormente, os certificados poderão ser acessados em: