Pesquisa
O Ceale desenvolve projetos integrados de pesquisa relacionados à análise do estado do conhecimento sobre a alfabetização e o letramento, assim como das práticas de leitura e escrita e dos problemas relacionados a sua difusão e apropriação. No Ceale, também funciona o núcleo de pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social (Mestrado e Doutorado), da Faculdade de Educação da UFMG.
Ação Educacional
As atividades de ação educacional do Ceale têm como objetivo socializar o conhecimento produzido na Universidade. Seus programas envolvem a administração pública, professores e especialistas do ensino superior e da educação básica, e estudantes de graduação e pós-graduação. O Ceale elabora, junto às redes públicas, projetos de formação de professores, de desenvolvimento curricular e de avaliação do ensino e de materiais didáticos.
Documentação
O Ceale mantém, desde sua fundação, um setor de documentação e memória. O acervo é organizado em coleções que reúnem teses e dissertações sobre alfabetização, leitura e escrita, livros didáticos, cartilhas e manuais de leitura, arquivos privados, livros infantis e juvenis de literatura, cadernos de professores e alunos, além de cartazes e fotografias que apresentam um pouco da história e do cotidiano das salas de aula do início do século XIX aos dias de hoje.
Considerado um dos mais importantes acervos do Brasil na área de alfabetização, leitura e escrita, o setor de documentação possui também publicações produzidas por professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado ligados ao próprio Ceale. O acervo está disponível na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG. Observando critérios específicos para cada coleção, é possível consultar obras e bases de dados, assim como utilizar serviços de reprodução.
Publicação
Para incentivar a socialização de estudos e pesquisas da área, o Centro publica livros próprios e em regime de co-edição com a Autêntica Editora, de Belo Horizonte. O Ceale também é responsável pela edição do jornal Letra A, voltado para professores alfabetizadores de todo o país, e da revista acadêmica Língua Escrita, publicada em formato eletrônico e destinada à apresentação e discussão de estudos teóricos e aplicados sobre cultura escrita.