Quem Somos

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) é um órgão complementar da Faculdade de Educação da UFMG, criado em 1990, com o objetivo de integrar grupos interinstitucionais voltados para a área da alfabetização e do ensino de Português.

 

Dois princípios orientam a integração de suas atividades: compreender o multifacetado fenômeno do ensino e da apropriação da língua escrita, como parte integrante de um processo histórico, político e social e intervir nesse processo, por meio da qualificação de professores das escolas públicas e da divulgação da produção científica sobre o letramento.

Buscando atender a esses princípios, o Ceale conta com a participação de professores de diferentes faculdades da UFMG, de outras instituições de ensino superior e de diferentes redes de ensino. O Centro desenvolve projetos nos campos de pesquisa, ação educacional, documentação e publicação.

O Ceale desenvolve projetos integrados de pesquisa relacionados à análise do estado do conhecimento sobre a alfabetização e o letramento, assim como das práticas de leitura e escrita e dos problemas relacionados à sua difusão e apropriação. No Ceale, também são desenvolvidas atividades da linha de pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social (Mestrado e Doutorado), da Faculdade de Educação da UFMG.

As atividades de extensão e de ação educacional do Ceale têm como objetivo socializar o conhecimento produzido na Universidade. Seus programas envolvem a administração pública, professores e especialistas do ensino superior e da educação básica, e estudantes de graduação e pós-graduação. O Ceale elabora, junto às redes públicas, projetos de formação de professores, de desenvolvimento curricular e de avaliação do ensino e de materiais didáticos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

O Ceale mantém, desde sua fundação, um setor de documentação e memória. O acervo é organizado em coleções que reúnem teses e dissertações sobre alfabetização, leitura e escrita, livros didáticos, cartilhas e manuais de leitura, arquivos privados, livros infantis e juvenis de literatura, cadernos de professores e alunos, além de cartazes e fotografias que apresentam um pouco da história e do cotidiano das salas de aula do início do século XIX aos dias de hoje.


Considerado um dos mais importantes acervos do Brasil na área de alfabetização, leitura e escrita, o setor de documentação possui também publicações produzidas por professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado ligados ao próprio Ceale. O acervo está disponível na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG e no Banco de Teses e Dissertações da UFMG. Observando critérios específicos para cada coleção, é possível consultar obras e bases de dados, assim como utilizar serviços de reprodução.

Para incentivar a socialização de estudos e pesquisas da área, o Centro publica livros próprios e em regime de coedição com a Autêntica Editora, de Belo Horizonte e com a Editora UFMG. O Ceale também é responsável pela edição do jornal Letra A, voltado para professores alfabetizadores de todo o país.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Pesquisa

O Ceale desenvolve projetos integrados de pesquisa relacionados à análise do estado do conhecimento sobre a alfabetização e o letramento, assim como das práticas de leitura e escrita e dos problemas relacionados a sua difusão e apropriação. No Ceale, também funciona o núcleo de pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social (Mestrado e Doutorado), da Faculdade de Educação da UFMG.

Ação Educacional

As atividades de ação educacional do Ceale têm como objetivo socializar o conhecimento produzido na Universidade. Seus programas envolvem a administração pública, professores e especialistas do ensino superior e da educação básica, e estudantes de graduação e pós-graduação. O Ceale elabora, junto às redes públicas, projetos de formação de professores, de desenvolvimento curricular e de avaliação do ensino e de materiais didáticos.

Documentação

O Ceale mantém, desde sua fundação, um setor de documentação e memória. O acervo é organizado em coleções que reúnem teses e dissertações sobre alfabetização, leitura e escrita, livros didáticos, cartilhas e manuais de leitura, arquivos privados, livros infantis e juvenis de literatura, cadernos de professores e alunos, além de cartazes e fotografias que apresentam um pouco da história e do cotidiano das salas de aula do início do século XIX aos dias de hoje.

Considerado um dos mais importantes acervos do Brasil na área de alfabetização, leitura e escrita, o setor de documentação possui também publicações produzidas por professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado ligados ao próprio Ceale. O acervo está disponível na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG. Observando critérios específicos para cada coleção, é possível consultar obras e bases de dados, assim como utilizar serviços de reprodução.

Publicação

Para incentivar a socialização de estudos e pesquisas da área, o Centro publica livros próprios e em regime de co-edição com a Autêntica Editora, de Belo Horizonte. O Ceale também é responsável pela edição do jornal Letra A, voltado para professores alfabetizadores de todo o país, e da revista acadêmica Língua Escrita, publicada em formato eletrônico e destinada à apresentação e discussão de estudos teóricos e aplicados sobre cultura escrita.

Conheça o nosso regimento

Clique no botão para ler o Regimento do Ceale.

Acervo Histórico

Documentação e memória
O Ceale mantém, desde sua fundação, um setor de documentação e memória. O acervo é organizado em coleções que reúnem teses e dissertações sobre alfabetização, leitura e escrita, livros didáticos, cartilhas e manuais de leitura, arquivos privados, livros infantis e juvenis de literatura, cadernos de professores e alunos, além de cartazes e fotografias que apresentam um pouco da história e do cotidiano das salas de aula do início do século XIX aos dias de hoje.

Considerado um dos mais importantes acervos do Brasil na área de alfabetização, leitura e escrita, o setor de documentação possui também publicações produzidas por professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado ligados ao próprio Ceale. O acervo está disponível na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG. Observando critérios específicos para cada coleção, é possível consultar obras e bases de dados, assim como utilizar serviços de reprodução.

Equipe CEALE

Diretoria
Gilcinei Teodoro Carvalho
Gilcinei Teodoro Carvalho

Diretor

Daniela Freitas Brito Montuani
Daniela Freitas Brito Montuani

Vice-diretora

Magda Becker Soares
Magda Becker Soares

Fundadora / Diretora-emérita

Nome

Titulação

Nome

Titulação

Pesquisadores
Aparecida Paiva
Aparecida
Paiva

Faculdade de Educação – UFMG

Aracy Alves Martins

Faculdade de Educação – UFMG

Carla Viana Coscarelli

Faculdade de Letras – UFMG

sem foto
Carlos Augusto Novais

Faculdade de Educação – UFMG

sem foto
Célia Abicalil Belmiro

Faculdade de Educação – UFMG

sem foto
Ceres
Leite Prado

Faculdade de Educação – UFMG

Ceris Ribas da Silva
Ceris Ribas da Silva

Faculdade de Educação – UFMG

Daniela Freitas Brito Montuani
Daniela Freitas Brito Montuani

Faculdade de Educação – UFMG

Delaine Cafiero
Delaine
Cafiero

Faculdade de Letras – UFMG

Francisca Izabel Pereira Maciel
Francisca Izabel Pereira Maciel

Faculdade de Educação – UFMG

Gilcinei Teodoro Carvalho
Gilcinei Teodoro Carvalho

Faculdade de Educação – UFMG

sem foto
Gladys
Rocha

Faculdade de Educação – UFMG

Guilherme Trielli Ribeiro
Guilherme Trielli Ribeiro

Faculdade de Educação – UFMG

Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Faculdade de Educação – UFMG

sem foto
Josiley Francisco de Souza

Faculdade de Educação – UFMG

Keli Cristina Conti
Keli Cristina
Conti

Faculdade de Educação – UFMG

Maria da Graça Ferreira da Costa Val
Maria da Graça Ferreira da Costa Val

Faculdade de Letras – UFMG

Maria das Graças de Castro Bregunci
Maria das Graças de Castro Bregunci

Faculdade de Educação – UFMG

Maria de Fátima Cardoso Gomes

Faculdade de Educação – UFMG

sem foto
Maria Gorete
Neto

Faculdade de Educação – UFMG

sem foto
Maria José Francisco de Souza

Faculdade de Educação – UFMG

Maria Lúcia Castanheira
Maria Lúcia Castanheira

Faculdade de Educação – UFMG

Maria Zélia Versiani Machado
Maria Zélia Versiani Machado

Faculdade de Educação – UFMG

Mônica Correia Baptista
Mônica Correia Baptista

Faculdade de Educação – UFMG

Mônica Daisy Vieira Araújo

Faculdade de Educação – UFMG

sem foto
Rejane
Medeiros

Faculdade de Educação – UFMG

Sara Mourão Monteiro
Sara Mourão Monteiro

Faculdade de Educação –
UFMG

sem foto
Telma Borges

Faculdade de Educação – UFMG

sem foto
Valéria Barbosa

Faculdade de Educação -UFMG

Colaboradores no Brasil
Artur Gomes de Morais
Artur Gomes de Morais

Universidade Federal de Pernambuco

Cancionila Janzkovski Cardoso
Cancionila Janzkovski Cardoso

Universidade Federal do Mato Grosso

sem foto
Eliana Borges Correia de Albuquerque

Universidade Federal de Pernambuco

sem foto
Eliana Guimarães Almeida

Centro Pedagógico UFMG

Elizabeth Marcuschi
Elizabeth Marcuschi

Universidade Federal de Pernambuco

Fernando Rodrigues de Oliveira
Fernando Rodrigues de Oliveira

Universidade Federal de São Paulo

sem foto
Heliana Maria Brina Brandão

Universidade Federal de Ouro Preto

Hércules Tolêdo Corrêa
Hércules Tolêdo Corrêa

Universidade Federal de Ouro Preto

sem foto
Paula Cristina de Almeida Rodrigues

Centro Pedagógico UFMG

sem foto
Raquel Márcia Fontes Martins

Universidade Federal de Lavras

Roxane Helena Rodrigues Rojo
Roxane Helena Rodrigues Rojo

Universidade Estadual de Campinas

Colaboradores estrangeiros
sem foto
Alma
Carrasco

Benemérita Universidad Autónoma de Puebla – México

sem foto
Anne-Marie Chartier

Institut Français de l’Éducation –
França

sem foto
Cristina
Correro

Universitát Autònoma de Barcelona – Espanha

sem foto
David
Bloome

Ohio State
University

sem foto
Elisa
Cragnolino

Universidad Nacional de Córdoba – Argentina

sem foto
Maria de Lourdes da Trindade Dionísio

Universidade do Minho – Portugal

sem foto
Virginia Zavala

Universidad Católica de Peru – Peru

Secretaria
sem foto
Rosângela Campos

Secretária Geral

sem foto
Cícero Barros

Apoio

Comunicação
sem foto
Luiza Rocha

Jornalista

sem foto
Erick Moraes

Designer gráfico

sem foto
Davi Alfeu

Estagiário de jornalismo

Para que você tenha uma experiência cada vez melhor, estamos atualizando o site do Ceale. Durante esse período, algumas páginas podem apresentar ajustes em andamento. Obrigado por acompanhar e fazer parte desse processo.