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Matriz de referência

Autor: Alicia Bonamino,

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio,

O termo matriz de referência é utilizado especificamente no contexto das avaliações em larga escala para indicar habilidades a serem avaliadas em cada etapa da escolarização e orientar a elaboração de itens de testes e provas, bem como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação. Esse termo não deve ser confundido com o que se refere à “matriz de ensino”, utilizado para a especificação dos diferentes componentes curriculares que precisam ser desenvolvidos pelo professor com seus alunos ao longo de cada ano escolar.

Embora ambas as definições se refiram a componentes curriculares e sinalizem habilidades que deveriam ser construídas em etapas específicas da escolaridade, há diferenças significativas nas suas finalidades. Enquanto a matriz de ensino diz respeito ao conjunto de componentes curriculares a ser desenvolvido ao longo de um ano letivo, a matriz de referência apresenta apenas o objeto da avaliação, uma vez que as habilidades selecionadas para a composição dos testes são aquelas que podem ser mensuradas por testes padronizados compostos, geralmente, por itens de múltipla escolha.

Sendo apenas um recorte do que pode ser aferido por meio do tipo de instrumento utilizado na avaliação em larga escala, a matriz de referência não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, não deve ser confundida com uma proposta curricular ou com uma matriz de ensino. Propostas curriculares definem muitos outros aspectos necessários ao pleno desenvolvimento do aluno, que não se encontram na matriz de referência, por não expressarem as opções dos responsáveis pela definição da avaliação, e por não serem compatíveis com o modelo de teste adotado.

Por outro lado, enquanto a matriz de referência é parte dos componentes das avaliações da evolução da qualidade da Educação de redes e sistemas públicos de ensino, a matriz de ensino apresenta importantes elementos para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos, no contexto de sua turma e sala de aula, em relação a sua proposta de trabalho.

Em termos de componentes, a matriz de referência das avaliações em larga escala reúne tópicos, temas ou eixos que agrupam um conjunto de habilidades afins especificadas por descritores. Os descritores orientam a elaboração dos itens dos testes das áreas de conhecimento e dos anos escolares abrangidos pela avaliação. As respostas dadas pelos alunos a esses itens são apresentadas numa escala de proficiência que permite verificar quais das habilidades previstas na matriz foram efetivamente desenvolvidas e os níveis de desempenho atingidos pelos alunos.

Dependendo da forma como são apresentados os resultados da avaliação, as informações podem permitir aos professores a compreensão sobre como seus alunos estão se apropriando das habilidades relacionadas aos diferentes componentes curriculares avaliados, o que pode colaborar para sua intervenção pedagógica no sentido de ajudar os alunos no desenvolvimento dessas aprendizagens. Além disso, por meio da escala de proficiência é possível conhecer a proficiência média da escola e, portanto, quais são as habilidades previstas na matriz de referência que o conjunto dos estudantes daquela escola demonstra ter desenvolvido efetivamente.


Verbetes associados: Avaliação Diagnóstica, Avaliação Externa, Descritor (de competência ou habilidade), Escala de proficiência


Referências bibliográficas:
BONAMINO, A. Tempos de avaliação educacional: O SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. SAEB 2001: novas perspectivas. Matrizes de Referência do SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Brasília: MEC/Inep, 2001. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/saeb/2001/Miolo_Novas_Perspectivas2001.pdf . Acesso em: 2 de maio de 2014.

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