Sentido, significado e significação
Autor: Luiz Francisco Dias,
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras,
Sentido e significado são termos essenciais para dois campos dos estudos linguísticos: a semântica e a pragmática. Na realidade, tanto uma quanto a outra se definem como ciências que estudam a significação, isto é, o ato de significar. Em latim, significar era dar a entender por meio de sinais. As línguas são muito mais complexas do que aquilo que tratamos como sinais (sinais de trânsito, sinais de alerta, acenos). Por esse motivo, o estudo da significação apresenta várias facetas. Observemos, por exemplo, a frase a seguir: Amanhã será um novo dia. De um ponto de vista estrito, o significado da palavra amanhã já dá a entender que se trata necessariamente de um dia diferente do hoje, caso o nosso referencial seja a cronologia. Desse ponto de vista, poderíamos até afirmar que essa frase é redundante, pois amanhã só pode ser um novo dia; e, se é redundante, é desnecessária, na perspectiva lógica. De um ponto de vista mais amplo, podemos compreender a enunciação daquela frase a partir de um outro referencial. Para isso, não vamos ficar restritos ao significado de amanhã; ao contrário, vamos buscar sentidos para a frase como um todo. Assim, se o meu referencial é a carga negativa do dia de hoje, marcado por sofrimento e infelicidade, por exemplo, eu vislumbro o dia de amanhã a partir de um alento, na esperança de que ele seja o oposto do dia de hoje. Sendo assim, afirmar que amanhã será um novo dia significa afirmar a crença em um amanhã feliz.
Podemos extrair dessa breve análise duas visões da significação. A primeira é aquela em que partimos do significado “dicionarizado” de uma palavra ou grupo de palavras para entender a sequência construída com ela ou com o grupo. Na segunda visão, partimos do sentido que um enunciado adquire quando observamos aspectos como: quem disse o enunciado, em que circunstâncias, com que objetivo. A semântica de linha teórica formal estuda a significação, analisando as relações de significado; a pragmática e a semântica da enunciação também estudam a significação, mas buscam compreender os sentidos e suas condições de produção.
Na prática pedagógica, o professor pode orientar de maneira mais adequada as atividades de leitura e produção de textos, mostrando contextos de variação de sentido de uma palavra, expressão ou frase tendo em vista diferenças sociais e experiências de locutores, diferenças de lugares em que o enunciado é produzido, diferenças de ocasiões nas quais a interlocução se estabelece, e assim por diante.
Verbetes associados: Coerência pragmática, Discurso, Enunciação / enunciado, Efeitos de sentido, Pragmática, Semântica, Situação comunicativa, Texto
Referências bibliográficas:
GUIMARÃES, E. Semântica e pragmática. In: Guimarães, E.; Zoppi-Fontana, M. (orgs.) A palavra e a frase. Campinas: Pontes, 2006. p. 113-143.
ILARI, R. Introdução à semântica; brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
TAMBA-MECZ, Irène. A semântica. São Paulo: Parábola, 2006.