Pesquisa

Mediação na escrita inventada de palavras compostas por sílabas CCV/CVC por crianças que apresentam hipóteses silábico-alfabética e alfabética

Resumo: A pesquisa identifica e analisa as estratégias grafofonêmicas usadas pelas crianças de 6 anos, que se encontram nas hipóteses silábico-alfabética e alfabética, para escreverem palavras com estruturas silábicas CVC e CCV, a partir da interação com adultos em um programa de escrita inventada. Estudos indicam que palavras com estruturas silábicas mais complexas são apropriadas mais tardiamente pelas crianças, uma vez que, no processo inicial de aprendizagem da língua escrita, as crianças compreendem o princípio alfabético basicamente pela sílaba canônica do português (CV). A metodologia adotada se inspira no “Programa de Escrita Inventada” desenvolvida pioneiramente por Margarida Alves Martins (ISPA/Lisboa/Portugal). Nesses estudos experimentais, o foco principal é analisar os efeitos do programa e as mediações efetuadas pelos adultos durante as atividades de escrita inventada. Participaram da pesquisa 16 crianças, que se encontravam na fase de fonetização da escrita e foram organizadas da seguinte forma: três grupos compostos por crianças com idade de 6 anos, sendo 8 meninas e 4 meninos que frequentavam o 1º ano do Ensino Fundamental, e um grupo composto por 4 meninas que frequentavam o 2º ano do Ensino Fundamental, com idade de 7 anos. As crianças frequentavam a mesma escola da rede pública estadual da cidade de Belo Horizonte. Pretende-se investigar se as mediações favoreceram a análise metalinguísticas das crianças no que diz respeito à escrita de palavras compostas por sílabas não canônicas.

Essa pesquisa enquadra-se nas investigações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização (GPA/CEALE/UFMG) em parceria com a profa. Margarida Alves Martins do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) Lisboa, Portugal.

Paisagens de língua e letramento em mudança nas universidades brasileiras: o inglês no desenvolvimento da política e da prática linguística

Resumo: Esta pesquisa investigará os modos em que se desenvolve a construção da política universitária em relação à “internacionalização em casa”, e os modos em que o uso e a produção de textos em inglês, online e off-line, estão mediando esse processo, na pesquisa, no ensino/aprendizagem (em diferentes disciplinas) e na administração, em duas universidades no Brasil. A pesquisa explora dois campos de construção teórica na Linguística Aplicada: (1) a etnografia da política e do planejamento linguísticos, em que a construção da política é considerada um conjunto de processos (a criação, a interpretação e a apropriação da política), que ocorrem em diferentes espaços institucionais; (2) os Estudos do Letramento e, principalmente, a pesquisa atual dos processos de mudança de longo alcance, em andamento nas paisagens de língua e letramento das universidades. Nosso objetivo é examinar as iniciativas específicas da política do inglês (por exemplo, o inglês como meio de instrução; os cursos em Inglês para Propósitos Acadêmicos, o apoio a pesquisadores(as) brasileiros(as) que escrevem para periódicos internacionais publicados em inglês) e documentar questões recorrentes nessas iniciativas, pertinentes a barreiras, desafios e/ou oportunidades. Os resultados deste estudo fornecerão insumos ao pensamento estratégico sobre a construção de capacidade e a criação de meios sustentáveis de apoiar o desenvolvimento dos recursos de língua e letramento de pesquisadores(as) universitários(as). A equipe de pesquisa produzirá também orientações para futuras pesquisas dessa natureza em outras universidades brasileiras.

Coordenação interinstitucional:

  • Professora Titular Maria Lucia Castanheira – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Dra Izabel Magalhães – Universidade de Brasilia, Brasil
  • Professora Titular Marilyn Martin – Jones Universidade de Birmingham, Reino Unido
  • Dr Gilcinei T. Carvalho – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Dra Elizabeth Chilton – Universidade de Birmingham, Reino Unido
  • Dra Andrea Machado de Almeida Mattos – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Dra Eleni Mariou – Universidade de Birmingham, Reino Unido
  • Dra Ana Beatriz Barbosa de Souza – Universidade de Brasilia, Brasil
Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental

Resumo: Esta pesquisa iniciou-se no primeiro semestre de 2017 e busca analisar a história de ensino que compõe as vivências de aprendizagem de uma mesma turma desde o último ano da educação infantil até a conclusão do 1o ciclo de ensino fundamental, em uma rede municipal de ensino (Lagoa Santa/MG) que sistematicamente trabalha capacidades de alfabetização desde a educação infantil. Por meio de observação semanal das aulas, análise dos planejamentos docentes, atividades e diagnósticos realizados tem-se como objetivo descrever e analisar as estratégias docentes para o trabalho com as capacidades de alfabetização e letramento nos diferentes anos investigados, analisar a progressão e sistematização destas capacidades desenvolvidas no decorrer deste período e acompanhar o percurso de aprendizagem destes alunos mediante as estratégias utilizadas

O uso de tecnologias digitais e Internet na prática pedagógica de professores da Educação Infantil para a inserção de crianças na cultura escrita

Resumo: O projeto busca promover a reflexão sobre as contribuições que o uso das tecnologias digitais e a Internet podem trazer para a prática pedagógica de professores da segunda etapa da Educação Infantil para a inserção de crianças na cultura escrita. Por ser uma pesquisa do tipo ação realizaremos debates quinzenas na escola com o intuito de desenvolver conhecimentos sobre como utilizar os suportes digitais como recurso para a apropriação da cultura escrita pelas crianças. Em cooperação com as professoras planejaremos as atividades desenvolvidas no laboratório e realizaremos, também, entrevistas após as aulas ministradas no laboratório de informática, com o intuito de coletarmos as impressões, desafios e avanços alcançados pelos professores, bem como filmagens das aulas. Ao final da pesquisa, produziremos um repertório de práticas exitosas que poderá ser utilizado por outros professores da segunda etapa da Educação Infantil no país. Este projeto faz parte das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED/CEALE/FAE/UFMG.

Que língua ensinar e aprender?

Resumo: Este projeto pretende contribuir para a compreensão dos aspectos que estiveram envolvidos na organização do ensino de língua portuguesa (língua materna) na escolarização de crianças no estado de São Paulo-Brasil e problematizar como esse ensino esteve associado, entre o final do século XIX e ao longo do século XX, a projetos de construção do país. Para tanto, focalizam-se aspectos do modo como foi prescrito e organizado esse ensino a partir da implantação do regime republicado até 1996, quando foi promulgada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Mediante abordagem histórica, sustentada em princípios da História Cultural, com ênfase na perspectiva da História do Currículo e das Disciplinas escolares, proceder-se-á à localização, reunião e análise de diferentes tipos de textos relacionados ao ensino da língua portuguesa no estado de São Paulo, tais como: programas de ensino; leis; decretos; artigos de revistas pedagógicas; manuais de metodologia da linguagem, entre outros.

Literatura e interculturalidade: mapeamento e análise do acervo do GPELL/CEALE, concernente à literatura de referência indígena

Resumo: A pesquisa realiza a análise da literatura de referência indígena existente no acervo do GPELL, abordando as questões linguístico-literária e etnicorracial. Tem como preocupação a produção de material didático literário para incorporação à proposta curricular do curso de “Formação Intercultural para Educadores Indígenas- FIEI”, da FAE/UFMG.

Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa

Resumo: Pesquisa em rede, que abrange pesquisadores de outras universidades do Brasil e de outros países. São realizadas diversas pesquisas autônomas que têm em comum o universo de referência – Língua e Literatura em países de língua portuguesa – e que são discutidas entre os pesquisadores e partilhados seus resultados, a cada seis meses, via Facebook. A pesquisa objetiva analisar os manuais escolares, a produção literária para crianças e jovens, a tensão, expressa em documentos oficiais e produtos da mídia, entre a língua portuguesa oficial e as línguas maternas de cada país, na perspectiva da educação etnicorracial e da interculturalidade.

Imagens e textos verbais em livros de Literatura Infantil

Resumo: O projeto que ora se apresenta se insere como sub-projeto do Grupo de Pesquisa em Letramento Literário e pretende aprofundar as investigações sobre o material do banco de dados do GPELL. O estudo privilegia um viés qualitativo, a partir de um olhar transversal sobre as relações entre as imagens e palavras em ambientes escolares, tomando como foco de análise os livros de literatura infantil. Dessa forma, a concepção de linguagem não só é posta no centro das interrogações, como também facilita maior diálogo com áreas que se aproximam, como a literatura e as artes plásticas, no campo da educação. Pode-se afirmar, consequentemente, que o trabalho de formação do aluno e de formação profissional dos professores deve passar por um sentido mais amplo em que o tratamento estético seja o elo formador.

Gramáticas pedagógicas como ferramentas para o ensino de Língua Portuguesa

Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar as principais dificuldades no aprendizado de conhecimentos linguísticos de Língua Portuguesa para falantes de primeira ou de segunda língua e como superá-las didaticamente por meio de elaboração de atividades de análise linguística que juntas componham grupos de atividades didáticas chamadas de gramáticas pedagógicas da língua portuguesa. Tais gramáticas devem ser empregadas por comunidades de falantes específicos de língua portuguesa. Como conhecimentos linguísticos são considerados estruturas gramaticais, aspectos fonético-fonológicos e também ortográficos e lexicais da língua.

Escrita na universidade: teoria e prática

Resumo: A pesquisa tem como objetivo a realização de mapeamento e discussão de pesquisas de doutorado sobre a escrita na universidade, produzidas no período entre 2010 e 2016, em programas de pós-graduação nacionais e internacionais (Inglaterra, África do Sul, Estados Unidos e Canadá) . Propõe-se, assim, a realização de meta-análise dos estudos sobre práticas de letramentos no contexto universitário, por meio de: i)identificação e quantificação de dados bibliográficos, delimitando a produção sobre o tema no período entre 2010 e 2016 em quatro países (Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e África do Sul); ii) análise de tendências, abordagens de pesquisa e resultados. O segundo objetivo é o aprofundamento de colaboração acadêmica com grupo de pesquisa e ensino coordenado pela professora Ursula Wingate do King’s College London, visando conhecer práticas de ensino da escrita junto a alunos de graduação e pós-graduação nessa instituição.

Catecismos escolares: a produção e circulação desses impressos católicos na primeira metade do século XX

A pesquisa analisa, de forma comparativa, dois catecismos católicos produzidos para serem utilizados na catequese em escolas na primeira metade do século XX: o Primeiro Catecismo da doutrina cristã, de autoria do Frei Francisco OFM; e o Catecismo Escolar e Popular, de autoria do Prof. Padre Spirago. No contexto de indagações acerca da cultura material escolar, especialmente, na primeira metade do século XX, sobre os materiais utilizados para o ensino de leitura e escrita, sobre instrumentos e suportes para o ensino da escrita, busca-se apreender o ciclo de vida desses dois catecismos escolares, seu circuito de comunicação como requisito para uma melhor compreensão da história do livro e, também, da história da leitura. Desse modo, pretende-se analisar além da materialidade, as editoras/tipografias, autoria e conteúdo desses catecismos, a fim de apreender filiação a métodos de ensino, o perfil de leigo esperado/indicado em cada catecismo e a formação que se pretendia realizar. E, por fim, pretende-se, buscar indícios da circulação desses impressos a fim de melhor compreender o circuito de produção e circulação desses materiais.

Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)

Resumo: Iniciada em meados da década de 1980, sob a coordenação da Professora Magda Becker Soares, a pesquisa “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC) tem caráter permanente no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus principais objetivos são:

  1. Levantamento e análise da produção acadêmica (teses e dissertações) sobre alfabetização de crianças produzida nos programas de pós-graduação de universidades brasileiras;
  2. Análise qualitativa e quantitativa das produções acadêmicas sobre alfabetização de crianças brasileiras;
  3. Integração de diversos pesquisadores do campo da alfabetização no país;
  4. Socialização da produção científica de pesquisadores brasileiros acerca da alfabetização de crianças no Brasil.

A partir de 2006, a pesquisa tornou-se interinstitucional e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições brasileiras. O Banco de Dados da pesquisa está em processo de atualização e, em breve, será divulgado ao público interessado pelo tema.

Que língua ensinar e aprender?

Resumo: Este projeto pretende contribuir para a compreensão dos aspectos que estiveram envolvidos na organização do ensino de língua portuguesa (língua materna) na escolarização de

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