Paisagens de língua e letramento em mudança nas universidades brasileiras: o inglês no desenvolvimento da política e da prática linguística

Resumo: Esta pesquisa investigará os modos em que se desenvolve a construção da política universitária em relação à “internacionalização em casa”, e os modos em que o uso e a produção de textos em inglês, online e off-line, estão mediando esse processo, na pesquisa, no ensino/aprendizagem (em diferentes disciplinas) e na administração, em duas universidades no Brasil. A pesquisa explora dois campos de construção teórica na Linguística Aplicada: (1) a etnografia da política e do planejamento linguísticos, em que a construção da política é considerada um conjunto de processos (a criação, a interpretação e a apropriação da política), que ocorrem em diferentes espaços institucionais; (2) os Estudos do Letramento e, principalmente, a pesquisa atual dos processos de mudança de longo alcance, em andamento nas paisagens de língua e letramento das universidades. Nosso objetivo é examinar as iniciativas específicas da política do inglês (por exemplo, o inglês como meio de instrução; os cursos em Inglês para Propósitos Acadêmicos, o apoio a pesquisadores(as) brasileiros(as) que escrevem para periódicos internacionais publicados em inglês) e documentar questões recorrentes nessas iniciativas, pertinentes a barreiras, desafios e/ou oportunidades. Os resultados deste estudo fornecerão insumos ao pensamento estratégico sobre a construção de capacidade e a criação de meios sustentáveis de apoiar o desenvolvimento dos recursos de língua e letramento de pesquisadores(as) universitários(as). A equipe de pesquisa produzirá também orientações para futuras pesquisas dessa natureza em outras universidades brasileiras.

Coordenação interinstitucional:

  • Professora Titular Maria Lucia Castanheira – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Dra Izabel Magalhães – Universidade de Brasilia, Brasil
  • Professora Titular Marilyn Martin – Jones Universidade de Birmingham, Reino Unido
  • Dr Gilcinei T. Carvalho – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Dra Elizabeth Chilton – Universidade de Birmingham, Reino Unido
  • Dra Andrea Machado de Almeida Mattos – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Dra Eleni Mariou – Universidade de Birmingham, Reino Unido
  • Dra Ana Beatriz Barbosa de Souza – Universidade de Brasilia, Brasil

Para que você tenha uma experiência cada vez melhor, estamos atualizando o site do Ceale. Durante esse período, algumas páginas podem apresentar ajustes em andamento. Obrigado por acompanhar e fazer parte desse processo.