Projetos

O Ceale desenvolve e apoia projetos voltados para a promoção da alfabetização, da leitura e da escrita em diferentes contextos educacionais e sociais. Nossas iniciativas reúnem pesquisadores, professores, estudantes e parceiros institucionais em ações que buscam ampliar o acesso ao conhecimento, fortalecer práticas pedagógicas e contribuir para a formação de leitores críticos e cidadãos.

Os projetos abrangem desde pesquisas acadêmicas e produção de materiais didáticos até programas de extensão e formação de professores, sempre articulando ciência, educação e compromisso social. 

Ceale Debate logo

Ceale Debate

O que é: O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As conferências são abertas ao público, que pode se inscrever gratuitamente pelo e-mail cealedebate@gmail.com.
Jornal Letra A logo

Jornal Letra A

O que é: O jornal Letra A é um instrumento de formação continuada produzido pelo Ceale. Seu principal objetivo é oferecer o acesso permanente de educadores a materiais que alimentem seu processo de formação e os tornem sempre mobilizados para responder aos desafios da alfabetização e do letramento. O Letra A atualmente é um jornal digital de periodicidade semestral, com duas publicações por ano. Até 2016, o jornal foi impresso e contava com quatro publicações por ano. Cada edição traz reportagens, entrevistas e matérias com informações de qualidade a respeito da prática desses educadores, de seus desafios e conquistas.
Tertulinha logo

Tertulinha

O que é: O projeto reúne, mensalmente, crianças, seus professores, coordenadores e convidados para discutir a leitura de obras literárias infantis previamente selecionadas. Juntos, realizam atividades que permitem aprofundar determinado aspecto do livro a partir de vídeos, teatros de fantoches, dramatizações e conversas com especialistas sobre o autor e sua obra. Antes do encontro, as crianças e seus professores acessam a página do Projeto na internet para participar de discussões e acessar materiais ligados à obra escolhida.
Perspectivas Ceale logo

Perspectivas Ceale

O que é: O Perspectivas Ceale tem como objetivo tornar mais ágeis a socialização e a discussão de estudos e pesquisas finalizados ou em fase de conclusão, que possam auxiliar a atuação de profissionais envolvidos no ensino de leitura e escrita. O evento se dá da seguinte maneira: a equipe organizadora seleciona uma dissertação ou uma tese que discute assuntos considerados relevantes para a escola pública brasileira e disponibiliza previamente o estudo para grupos de professores que trabalham na rede pública de ensino. Na data marcada, os professores comparecem ao Perspectivas Ceale para discutir a pesquisa com o autor e o orientador do estudo. As discussões do Perspectivas Ceale envolvem uma diversidade grande de temas e convidados. São escolhidos tanto temas de interesse imediato para a sala de aula, como análises de ensino-aprendizagem, bem como aspectos mais gerias da área de Educação, como as políticas de leitura, do livro didático e inovações curriculares. Também se busca evidenciar a emergência de novas questões como, por exemplo, novas metodologias de pesquisa da aprendizagem, novas práticas culturais e tecnologias e o papel da imprensa e da mídia na sociedade da informação em sua relação com a circulação de textos.
A páginas tantas logo

A páginas tantas

O que é: O projeto A páginas tantas tem o objetivo de incentivar a leitura literária e a produção de resenhas de textos literários, partilhar experiências de leitura literária, trocar impressões de leitura por meio de comentários e ampliar as referências bibliográficas das comunidades escolares. A ideia é que, a páginas tantas, o leitor possa descobrir que ler, comentar e resenhar são momentos de uma mesma atividade: a arte de escrever o lido e compartilhar sentidos. O projeto é coordenado pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), que faz parte do Ceale. A participação é aberta a toda a comunidade virtual.

Tertúlia Literária

O que é: O projeto reúne leitores para compartilhar suas experiências de leitura de textos literários. São realizados encontros mensais, em que são discutidos os livros previamente selecionados para a Tertúlia. Antes de cada encontro, os participantes acessam o grupo de discussão online e o site do Projeto para compartilhar informações sobre o livro e materiais relacionados a ele. Os encontros acontecem na Sala de Leitura da Faculdade de Educação da UFMG.

Alfabetização de jovens e adultos (PROEF)

O que é: O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1º Segmento, ou PROEF-1, é um projeto de extensão com o propósito de alfabetizar jovens e adultos, em especial, funcionários da UFMG. As aulas são ministradas por alunos de graduação, supervisionados por, sob a coordenação de pesquisadores do Ceale. O projeto incentiva a formação de alunos de graduação e pós-graduação para atuarem e desenvolverem pesquisas na área da alfabetização de jovens e adultos. O Ceale é responsável pela coordenação do 1º segmento do PROEF, que equivale ao ensino do 1º ao 5º ano. O PROEF-1 oferece curso presencial com carga horária de 10 horas semanais e duração média de dois anos. Atualmente, esse segmento do projeto possui cinco turmas, que funcionam em salas de aula da Faculdade de Educação nos horários da tarde e noite. Continuidade Após a conclusão do curso, o aluno pode continuar seus estudos no PROEF-2 (6º ao 9º ano) e no Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA), coordenados pelo Centro Pedagógico e pelo Colégio Técnico (COLTEC) da UFMG. Os três projetos compõem o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos, vinculado ao Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) da UFMG.
jogo do livro logo

Jogo do Livro

O que é: O Jogo do Livro é um evento bienal promovido pelo Ceale, com o objetivo de discutir os significados do letramento na sociedade brasileira. Além disso, traz à tona a discussão dos meios de apropriação e do uso da leitura dentro e fora de contextos escolares. Organizado na forma de grandes conferências, mesas redondas, relatos de experiências e oficinas, o Jogo do Livro tem um público diversificado. Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio debatem com livreiros, autores, editores, artistas e outros profissionais ligados à produção e uso do livro. As edições do Jogo do Livro resultaram na produção de seis obras. Dessas, cinco receberam o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

O que é: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltada para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Na Faculdade de Educação da UFMG, pesquisadoras do Ceale atualmente coordenam duas áreas do programa: Pedagogia Anos Iniciais (Valéria Barbosa de Resende) e Pedagogia Educação de Jovens e Adultos (Keli Conti).

Programa Brasil Alfabetizado (PBA)

O que é: Hoje, a maior política brasileira de promoção de Educação de Jovens e Adultos é o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), desenvolvido pelo Ministério da Educação. Criado em 2003, o PBA tem o objetivo de ser uma porta de acesso à escolarização, despertando o interesse pela elevação da escolaridade. O programa é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário aos municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo. No PBA, o Ceale tem importante atuação no desenvolvimento das matrizes de referência de Língua Portuguesa e de Matemática e nas avaliações do programa.
Cealecast logo

Cealecast

O que é: O Cealecast é o podcast do Ceale criado para discutir questões da alfabetização, da leitura e da escrita em um novo formato. Nosso podcast atualmente é quinzenal, com novos episódios lançados sempre nas quintas-feiras às 17h. O conteúdo é disponibilizado no Spotify e no Youtube.

Formação para docência em alfabetização e letramento

O que é: Este projeto de formação docente foi elaborado em parceria entre o CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita) e o Núcleo de Alfabetização e Letramento da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH). E configura-se a partir de 3 dimensões que se articulam: o estudo, discussão e reelaboração do documento “conhecimentos essenciais para o letramento e alfabetização para o recorte etário de 4 a 8 anos”; a articulação entre teoria e prática pedagógica para o entendimento dos processos de alfabetização e letramento, tendo como referência o livro ALFALETRAR de Magda Soares; e a promoção de iniciativas educativas em turmas de 4 a 8 anos das escolas da rede própria e rede parceira da PBH, envolvendo aproximadamente 5000 professoras (Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental). Os objetivos são o de consolidar um processo de formação em/de rede por meio de ações coletivas, fomentando uma formação em/de rede, articulada em torno de práticas de alfabetização e de letramento e tendo a escola como unidade privilegiada da ação.
Laboratório de Alfabetização e Letramento logo

Laboratório de Alfabetização e Letramento

O que é: O Laboratório de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação da UFMG foi criado como uma proposta de atividade de ensino de disciplinas ministradas pelo setor de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação da UFMG e conta com um espaço físico especialmente organizado no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG). O Laboratório possui recursos didático-pedagógicos (jogos de linguagem, obras de referência teórico-metodológicas, obras complementares e livros literários infantis) que podem ser consultados, analisados e utilizados por estudantes do curso de Pedagogia e demais usuários. No espaço do Laboratório tem sido ofertada, na graduação, a disciplina optativa “Laboratório de Alfabetização e Letramento” que tem criado situações de ensino e aprendizagem para que as/os estudantes possam conhecer e analisar diferentes recursos didáticos para alfabetizar e letrar, compreender as diferentes capacidades envolvidas nas atividades e jogos relacionados a apropriação do sistema de escrita alfabética e elaborar propostas de jogos e atividades para crianças em fase de alfabetização. Além de elaborar propostas e materiais, as/os estudantes desenvolvem em várias escolas atividades com os recursos didáticos pedagógicos produzidos, analisando potenciais e limites de sua materialidade e das mediações, tendo em vista as habilidades que pretendem explorar com os alfabetizandos. No ano de 2021 o Laboratório foi institucionalizado como um projeto de extensão, com o objetivo de ampliar as ações de ensino e extensão de forma a envolver mais diretamente e sistematicamente o público externo, como, por exemplo, docentes e discentes da educação básica, e contribuir tanto para a formação dos alfabetizadores quanto para a aprendizagem da língua escrita pelas crianças. Com o objetivo de fortalecer as discussões sobre o papel dos laboratórios na formação docente temos parcerias com o Laboratório de Acervos Pedagógicos – LAP (UFBA), o LÁPIS: Laboratório de Alfabetização e Heterogeneidades coordenado (UFRGS) e o LAPIL: Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (FURG).

Para que você tenha uma experiência cada vez melhor, estamos atualizando o site do Ceale. Durante esse período, algumas páginas podem apresentar ajustes em andamento. Obrigado por acompanhar e fazer parte desse processo.