Alfabetização e Letramento

A partir da discussão de conceitos fundamentais para a compreensão dos processos de alfabetização e de letramento, a coleção busca articular a teoria com suas possibilidades práticas, propondo exercícios e atividades que o professor pode desenvolver com as crianças. Esta coleção pode ser utilizada em várias formas de organização, ou cada volume pode ser trabalhado individualmente, tendo em vista que cada caderno aprofunda determinado tema pertinente para o ensino e a reflexão sobre conceitos da Língua Portuguesa. Ela é formada por dezessete cadernos distribuídos em três eixos:
  • Fundamentos teórico-metodológicos e práticas, que visam auxiliar no processo inicial da alfabetização;
  • Práticas e fundamentos psicolinguísticos, no intuito de contribuir para o planejamento e a organização de contextos e ocasiões de aprendizagem. Os materiais desse eixo também orientam o diagnóstico das capacidades dos alunos, as dificuldades de ensino-aprendizado e as relações com as famílias;
  • Fundamentos metodológicos e práticas, que explica as características de nosso sistema de escrita, os processos de leitura, escrita e produção de textos, bem como a as relações entre oralidade e escrita e os processos psicolingüísticos envolvidos no aprendizado da língua escrita.

Editorial

não disponível.

Edições publicadas

17 – Orientações para as ações do formador

17. Orientações para as ações do formador
Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Ceris Salete Ribas da Silva
2007

16 – A reflexão metalingüística do Ensino Fundamental

16. A reflexão metalingüística do Ensino Fundamental
Neusa Salim Miranda
2007

15 – Variação lingüística e ensino

14 – A escolha do livro didático de português

14. A escolha do livro didático de português
Egon de Oliveira Rangel
2006

13 – As relações entre a fala e a escrita: mitos e perspectivas

13. As relações entre a fala e a escrita: mitos e perspectivas
Roxane Rojo
2006

12 – Desenvolvimento e apropriação da linguagem pela criança

11 – Escrever é reescrever

11. Escrever é reescrever
Raquel Salek Fiad
2006

10 – Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais

10. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais
Maria da Graça Costa Val, Else Martins dos Santos, Lúcia Fernanda Pinheiro Barros, Luciana Mariz, Lucinéia Cristina Rezende, Maria José Francisco de Souza
2006

09 – Literatura e leitura literária na formação escolar

9. Literatura e leitura literária na formação escolar
Aparecida Paiva, Graça Paulino e Marta Passos
2006

08 – Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer dos professores

8. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer dos professores
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
2005

07 – A organização do trabalho de alfabetização na escola e na sala de aula

7. A organização do trabalho de alfabetização na escola e na sala de aula
Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Ceris Salete Ribas da Silva
2005

06 – A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita

6. A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita
Maria de Fátima Cardoso Gomes e Sara Mourão Monteiro
2005

05 – Produção de textos escritos: construção de espaços de interlocução

5. Produção de textos escritos: construção de espaços de interlocução
Martha Lourenço Vieira e Maria da Graça Costa Val
2005

04 – Leitura como processo

4. Leitura como processo
Delaine Cafiero
2005

03 – Conhecimento lingüístico e a apropriação do sistema de escrita

3. Conhecimento lingüístico e a apropriação do sistema de escrita
Marco Antônio de Oliveira
2005

02 – Língua, texto e interação

2. Língua, texto e interação
Maria da Graça Costa Val e Martha Lourenço Vieira
2005

01 – Alfabetização e letramento

1. Alfabetização e letramento
Magda Becker Soares e Antônio Augusto Gomes Batista
2005

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