A partir da discussão de conceitos fundamentais para a compreensão dos processos de alfabetização e de letramento, a coleção busca articular a teoria com suas possibilidades práticas, propondo exercícios e atividades que o professor pode desenvolver com as crianças. Esta coleção pode ser utilizada em várias formas de organização, ou cada volume pode ser trabalhado individualmente, tendo em vista que cada caderno aprofunda determinado tema pertinente para o ensino e a reflexão sobre conceitos da Língua Portuguesa. Ela é formada por dezessete cadernos distribuídos em três eixos:
Fundamentos teórico-metodológicos e práticas, que visam auxiliar no processo inicial da alfabetização;
Práticas e fundamentos psicolinguísticos, no intuito de contribuir para o planejamento e a organização de contextos e ocasiões de aprendizagem. Os materiais desse eixo também orientam o diagnóstico das capacidades dos alunos, as dificuldades de ensino-aprendizado e as relações com as famílias;
Fundamentos metodológicos e práticas, que explica as características de nosso sistema de escrita, os processos de leitura, escrita e produção de textos, bem como a as relações entre oralidade e escrita e os processos psicolingüísticos envolvidos no aprendizado da língua escrita.
Editorial
não disponível.
Edições publicadas
17 – Orientações para as ações do formador
17. Orientações para as ações do formador
Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Ceris Salete Ribas da Silva
10 – Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais
10. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais
Maria da Graça Costa Val, Else Martins dos Santos, Lúcia Fernanda Pinheiro Barros, Luciana Mariz, Lucinéia Cristina Rezende, Maria José Francisco de Souza
Para que você tenha uma experiência cada vez melhor, estamos atualizando o site do Ceale. Durante esse período, algumas páginas podem apresentar ajustes em andamento. Obrigado por acompanhar e fazer parte desse processo.