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Fala

Autor: Ana Ruth Moresco Miranda,

Instituição: Universidade Federal de Pelotas / Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE),

Fala é atividade linguística que se realiza por meio de sons produzidos pelo aparelho fonador humano a fim de veicular significados. No sentido linguístico, o conceito de fala está em relação dicotômica com o de língua e pode ser definido como a materialização de um conjunto de conhecimentos abstratos que os falantes possuem sobre a estrutura e o funcionamento de um dado sistema linguístico. Enquanto a língua tem caráter mais fixo e consiste em conhecimento comum aos falantes, a fala é flexível e heterogênea, pois sofre o efeito de variáveis sociais, regionais e mesmo individuais. Na fala dos brasileiros, por exemplo, pode ser observada uma imensa gama de variações, as quais se manifestam nas produções dos sons (revista ou rivista, fazendu ou fazenu), na construção das frases (Tinha um rapaz que ia tocar ou Tinha um rapaz que ele ia tocar) e no vocabulário (diadema, arco, tiara ou travessa – palavras utilizadas para designar o mesmo objeto). É importante ressaltar, no entanto, que a variação observada na língua é inerente a ela e não é aleatória, pois o sistema linguístico comum aos falantes a condiciona. Assim, ao ouvirmos a fala produzida por quaisquer brasileiros, possuam eles maior ou menor grau de instrução, sejam mais ou menos jovens ou vivam nas regiões mais remotas do país, podemos compreendê-la, exatamente porque compartilhamos do mesmo conhecimento linguístico, o que faz com que as variações do sistema, no âmbito vocabular, sintático ou fonológico, ocorram de modo limitado de forma a garantir a inteligibilidade, preservando as situações comunicativas.

A fala pode ser ainda definida em relação à escrita. Nessa perspectiva, ambas as formas são consideradas modalidades da língua, isto é, maneiras de atualização de um sistema linguístico por meio de substâncias ou materialidades diversas, sons (ou ainda gestos nas línguas de sinais) e letras, respectivamente. Essas duas formas de materialização da língua são, em certa medida, independentes, apresentando isomorfia parcial (no caso das escritas alfabéticas), além de diferenças formais e funcionais. A dependência de contexto, o grau de planejamento e a submissão a regras prescritivas podem ser maiores ou menores tanto na fala como na escrita, evidenciando, desse modo, a variação existente em cada uma das modalidades. A fala, assim como a escrita, pode variar em uma escala de formalidade.

Por fim, é importante referir que a fala é mais básica que a escrita em, no mínimo, dois aspectos: primeiro no sentido de que, embora tenhamos línguas tais como o latim que possuem hoje apenas o registro escrito, não temos, na história, registro de línguas que se manifestem apenas na modalidade escrita. O contrário, porém, é verdadeiro, como observamos em inúmeras línguas indígenas brasileiras as quais não possuem registro escrito, apenas oral. O segundo aspecto diz respeito ao fato de os seres humanos, desde etapa muito precoce de sua existência, adquirirem de forma natural e espontânea a linguagem oral, enquanto a escrita e a leitura somente são adquiridas mediante um tipo de instrução específica e sistemática.

Deve-se salientar que, à luz dos estudos linguísticos, crianças em fase de alfabetização são falantes competentes, participam de grupos onde sua fala é compreendida e, na escola, podem ampliar progressivamente seu desempenho, à medida que observam outras maneiras de dizer e com elas convivem.


Verbetes associados: Fonética, Língua, Situação comunicativa


Referências bibliográficas:
CRYSTAL, D. Dicionário de Linguística e Fonética, Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
LYONS, J. Lingua(gem) e Linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981
ROBINS, R. Linguística Geral. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Globo, 1981.

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