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Leitor proficiente

Autor: Maria Aparecida da Mata,

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC Minas,

A leitura é a prática letrada mais frequente em nossa vida social. Lemos textos de diferentes gêneros, em diferentes situações de interação linguística: placas diversas, rótulos variados, avisos, notícias, poemas e muitos outros. Portanto, formar leitores proficientes deve ser o foco do Ensino Fundamental.

Leitor proficiente é aquele que não só decodifica as palavras que compõem o texto escrito, mas também constrói sentidos de acordo com as condições de funcionamento do gênero em foco, mobilizando, para isso, um conjunto de saberes (sobre a língua, outros textos, o gênero textual, o assunto focalizado, o autor do texto, o suporte, os modos de leitura). No processamento do texto, portanto, são articulados os elementos linguísticos que compõem a materialidade desse texto e o contexto de produção e de leitura. Dito de outro modo: o leitor deve considerar: quem escreveu o texto? para quem? com que finalidade? para circular onde?  E, ao mesmo tempo, pensar: para que vou ler o texto? o que preciso saber para entendê-lo? o que espero encontrar?

Podemos dizer, então, que o processo de leitura envolve uma dimensão individual, relacionada às operações cognitivas realizadas (levantamento de hipóteses, geração de inferências e outras estratégias de leitura) e uma social, caracterizada pelas práticas sociais letradas em que estão envolvidos variados gestos de leitura.

Diferentes leitores, em diferentes situações de leitura, podem construir sentidos diferentes para determinado texto, o que pode fazer supor que há total liberdade para essa construção. Entretanto, é preciso considerar que os próprios textos oferecem pistas, orientações para a sua compreensão, além de criarem limites para a construção de sentidos.

O aluno vai construindo sua proficiência em leitura à medida que aciona conhecimentos prévios sobre o assunto em pauta, o gênero, o autor, faz inferências, levanta hipóteses, faz antecipações sobre o que vai ser tratado no texto e o modo como vai ser tratado o tema. Assim, ele vai se transformando em um leitor capaz de processar não só o que é dito no texto, mas também aquilo que está nas entrelinhas, os implícitos.

Para desenvolver essa proficiência, o professor deve proporcionar ao aluno oportunidades de experimentar o universo da leitura e descobrir o quanto ele é amplo e diversificado. Além disso, deve propor atividades que mobilizem diferentes estratégias individuais de leitura, além de situar essa prática em seu universo social de uso, resgatando o contexto de produção do texto em foco. Para organizar o trabalho pedagógico, é importante estabelecer as habilidades e capacidades a serem desenvolvidas em cada ano do Ensino Fundamental e os gêneros a serem priorizados – o que contribuirá para maior segurança do professor a respeito dos objetivos e dos conhecimentos explorados em cada atividade proposta em sala de aula.


Verbetes associados: Conhecimentos prévios na leitura, Decodificação, Fluência de leitura, Gêneros e tipos textuais, Informação implícita no texto, Interpretação de leitura, Práticas de leitura


Referências bibliográficas:
COSCARELLI, C. V. Receitas do Professor de Português. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1999.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

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