Letra A

O jornal Letra A é mais um instrumento de formação continuada produzido pelo Ceale. Seu principal objetivo é oferecer o acesso permanente de educadores a materiais que alimentem seu processo de formação e os tornem sempre mobilizados para responder aos desafios da alfabetização e do letramento. O Letra A tem circulação nacional e a cada edição traz reportagens, entrevistas e matérias com informações de qualidade a respeito da prática desses educadores, de seus desafios e conquistas. Criado em 2005, o jornal é produzido pelo Ceale e, a partir de 2017, foi relançado em formato digital, contando com edições regulares semestrais, além de números especiais temáticos.

Editorial

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Edições publicadas

Direitos humanos na literatura

Direitos humanos na literatura

Por Manuela Peixoto Ao trabalhar o livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, que conta a história de uma menina negra que é admirada por um coelho, a professora Magna Torres se deparou com uma situação de racismo por parte de uma de suas alunas. “O coelho é louco, ser preto é feio”, disse a menina após a leitura. Assustada com a declaração, Magna, que dá aula para crianças de 5 e 6 anos na Escola Municipal Todos os Santos, em Duque de Caxias (RJ), passou a se questionar até que ponto aquela educação que ela vinha trabalhando em sala de aula era realmente transformadora. “Por que toda madrasta é bruxa e todo vilão é feio? Por que toda princesa é loira, todo príncipe é forte e os negros não são protagonistas nas histórias? Não adianta eu ensinar que preconceito é ruim se os livros sempre trazem pessoas brancas como heroínas. As crianças têm que se sentir representadas”, defende. Para potencializar na escola discussões sobre os direitos humanos, que trazem princípios como liberdade, igualdade e dignidade, a literatura e os livros infantis são fundamentais. É o que afirma a professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Constantina Xavier Filha, que também é autora de livros para crianças. “Não só os livros que são direcionados totalmente para a temática dos direitos humanos, mas outros que discutem a violência, o gênero e o racismo de um jeito mais próximo ao cotidiano deles. Muitos professores têm receio de trabalhar esse tema com as crianças, mas elas anseiam por falar disso, pois estão imersas nesse mundo e têm dúvidas. Discutir direitos humanos faz com que elas possam pensar sobre suas vidas.” Da reflexão à ação Sentindo a necessidade de desconstruir mitos encontrados nos livros, Magna Torres criou um projeto em que trabalhou histórias que tratam das várias formas de opressão. Ela conta que, depois de lidas as histórias, as crianças eram convidadas a refletir, reconstruir frases de senso comum e, em seguida, criar cartazes com elas, que gerou resultados como: ‘Homem chora’, ‘Meninas também jogam futebol’ e ‘Amigos também dizem eu te amo’. “Eu acredito em um trabalho em que as relações com a literatura podem contribuir para uma educação que seja, de fato, transformadora”. Em 2012, Constantina Xavier Filha realizou um projeto para incluir referências em direitos humanos em sala de aula, como as questões de violência, gênero e sexualidade. Dentro do projeto, foram produzidos quatro livros, dois deles com a participação dos alunos. O primeiro passo foi coletar informações. A partir da leitura de alguns livros infantis, Constantina conversou com as crianças – com idades entre 9 e 12 anos – e discutiu a questão da violência. “Nesse momento, a gente trabalhou com casos que elas vivenciaram, ouviram ou presenciaram, seja na televisão ou na vida real. Depois disso, cada um desenhou sobre a violência que mais os afetou”, relata Constantina. Desses desenhos, surgiu o livro Viver sem violência é um direito. No segundo livro produzido por Constantina com a ajuda das crianças, intitulado Meninos e Meninas têm Direitos, foram trabalhados os direitos humanos a partir da Declaração Universal dos Direitos da Criança, de 1959. Os alunos foram introduzidos aos dez princípios da Declaração e discutiram cada um deles. “Depois dessa conversa, cada uma escolheu o princípio que mais achou importante”, conta. A partir dessa experiência, as crianças também fizeram desenhos que foram parar nas páginas do livro. A formação do professor A literatura é essencial também para a formação dos adultos. Por isso, mais do que só ler em sala de aula, o professor precisa se aproximar da literatura, ter prazer em ler e perceber como a potencialidade de significação dos textos literários contribui para a formação dos seres humanos. Seguindo esse fundamento, o projeto Tertúlia Literária, organizado pelo Ceale, trouxe o tema de direitos humanos para sua edição de 2014. Segundo Mônica Correia Baptista, professora da UFMG e uma das coordenadoras do projeto, a ideia do Tertúlia é estimular a leitura e a troca de experiências entre os professores e, assim, contribuir para o entendimento do que é literatura e o que são os direitos humanos – e qual a relação existente entre os dois. “O professor precisa se apropriar bem desses conceitos, para que sua atuação como promotor de leitura funcione. Se ele não for um leitor apaixonado, ele dificilmente vai conseguir que seu aluno se torne um leitor. E o Tertúlia parte desse pressuposto: fazer com que o professor tenha momentos para ler focados nele mesmo, para que a leitura cumpra esse papel de humanização também em sala de aula”, ressalta Mônica. Para Mônica Correia, pensar direitos humanos na literatura tem duas vertentes, sendo a primeira a de que a literatura é uma necessidade universal. “Todo ser humano tem necessidade de alguma espécie de fabulação. E a literatura é toda a criação de toque poético e dramático. Todos temos o direito a ter esse contato, fazer parte disso”, defende. A segunda vertente seria a literatura como importante instrumento de denúncia. “Por meio da literatura, a gente acaba conhecendo as violações dos direitos, as atrocidades cometidas contra os seres humanos pelos próprios seres humanos. É uma arma para desmascarar situações onde há negação ou restrição de direitos humanos”, completa.

Jornal Letra A 57 – janeiro dezembro de 2022

Jornal Letra A 56 – julho dezembro de 2021

Edição 56 do Letra A aborda desmontes na educação nos últimos anos. E mais: linguagem neutra, direito à educação inclusiva, jogos pedagógicos e literatura afro-brasileira.

Jornal Letra A 55 – janeiro junho de 2021

Edição 55 do Letra A aborda a implementação da BNCC nos currículos escolares desde sua homologação. E mais: literatura surda, competência na educação, inclusão digital, produção de podcasts e literatura indígena.

Jornal Letra A 54 – julho dezembro de 2020

Edição 54 do Letra A aborda as mudanças propostas pelo INEP em 2020 para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). E mais: ludicidade na alfabetização, 10 anos da Lei da universalização das bibliotecas, desafios da universalização da educação infantil, panorama das políticas públicas federais de compra e distribuição de livros e de incentivo à leitura.

Jornal Letra A 53 – janeiro junho de 2020

Edição 53 do Letra A discute Política Nacional de Alfabetização (PNA) em sua reportagem principal. E mais: alfabetização bilíngue de crianças surdas, mediação literária, livros informativos e contribuições de áreas do conhecimento para a alfabetização.

Jornal Letra A 52 – janeiro junho de 2019

Edição 52 do Letra A discute educomunicação em sua reportagem principal. E mais: retextualização de textos, ensino bilíngue em escolas públicas, integração do aluno com deficiência, homenagem à Graça Paulino.

Jornal Letra A 51 – julho dezembro de 2018

Edição 51 do Letra A discute em sua reportagem principal questão da ‘inovação’ no contexto da alfabetização. E mais: argumentação nos anos iniciais, alfabetização de crianças cegas, consciência morfológica, literatura infantil de Alaíde Lisboa e entrevista com Margarida Alves Martins.

Jornal Letra A 50 – janeiro junho de 2018

Edição 50 do Letra A, especial “Letramentos em contextos internacionais”, aborda em sua reportagem principal as diferenças educacionais, principalmente no ensino da leitura e da escrita, em diferentes países. E mais: estudantes imigrantes em escolas públicas brasileiras, literatura de Cabo Verde e entrevistas com Aracy Alves Martins e David Bloome.

Jornal Letra A 49 – julho dezembro de 2017

Edição 49 do Letra A aborda em sua reportagem principal os desafios ainda enfrentados no segundo ciclo de alfabetização. E mais: autoria na infância, igualdade de gênero na escola, educação musical e entrevista com Maria da Graça Costa Val.

Jornal Letra A 48 – janeiro junho de 2017

Com novo projeto editorial e gráfico, o Letra A desta edição faz em sua editoria principal, Em Destaque, uma reflexão sobre a importância da escola e da rede de educação para a gestão da alfabetização. E mais: Organização de bibliotecas como forma de aprendizado, alunos superdotados, ensino de cidadania nos anos iniciais e entrevista com Ângela Lago.

Jornal Letra A 47 – novembro dezembro de 2016

Famílias de diferentes contextos e sua relação com a instituição escolar na reportagem principal desta edição do Letra A E mais: Entrevista com Denise Lopes sobre desenvolvimento da oralidade na EI e nos anos iniciais do EF / Ideologia na educação / Museus como espaço de aprendizado

Jornal Letra A 46 – maio junho de 2016

Professoras compartilham suas práticas e reflexões sobre materiais didáticos na reportagem principal desta edição do Letra A E mais: Entrevista com Regina Célia Campos sobre educação inclusiva / Análises Linguísticas nos anos iniciais / Acervos diversos de literatura / Educação Financeira e letramento em Marketing

Jornal Letra A 45 – março abril de 2016

Edição especial Literatura: vivências, leituras e os vários caminhos na formação do leitor

Jornal Letra A 44 – novembro dezembro de 2015

Porque uma Base Nacional Comum Curricular? Confira a discussão na reportagem principal desta edição do Letra A E mais: Entrevista Especial com Magda Soares, respondendo a dúvidas de alfabetizadoras de todo o Brasil / Dança / Alfabetização audiovisual / Conversa com ilustradores

Jornal Letra A 43 – setembro outubro de 2015

Nesta edição:
  • Em Destaque, relatos de educadores indígenas
  • O Tema É: alfabetização de crianças autistas
  • Livro na Roda: Literatura e direitos humanos
  • Aula Extra: leitura e escrita de mapas

Jornal Letra A 42 – maio junho 2015 – Especial PNAIC 2014

A Matemática com novos sentidos – Como o segundo ano do Pnaic ajudou a construir uma nova relação com a disciplina
  • O tema é: Problemas reais são chave do aprendizado
  • Aula Extra: Os jogos como ferramenta pedagógica
  • Livro na Roda: Literatura e Matemática

Jornal Letra A 41 – março abril 2015

Nesta edição:
  • Em Destaque: Possibilidades digitais
  • O tema é: Paragrafação
  • Aula Extra: Libras e Português para surdos e ouvintes
  • Entrevista: Lynn Alves fala sobre Diversão e aprendizado com os games
  • Livro na Roda: Os benefícios de ler junto à criança

Jornal Letra A 40 – outubro novembro 2014 – Especial Educação Infantil

Edição especial aborda a primeira etapa da educação básica, com reflexões sobre o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos
  • Em destaque: A aquisição das linguagens e o lugar da escrita
  • Entrevista: Ana Teberosky fala sobre o processo cognitivo de aprendizagem da criança
  • Livro na Roda: O contato com a literatura antes da alfabetização

Jornal Letra A 39 – agosto setembro 2014

Nesta edição
  • Em Destaque: ampliação do vocabulário
  • Entrevista: Aparecida Paiva fala sobre o PNBE
  • Troca de Ideias: a oralidade se consolidou como eixo de ensino na alfabetização?
  • Geografia: o ensino da disciplina pela literatura

Jornal Letra A 38 – maio junho de 2014

Nesta edição:
  • Em Destaque: Quem é o professor alfabetizador? – A identidade do professor que “ensina a ler e a escrever”
  • Entrevista: Ana Ruth Moresco Miranda (Ufpel) fala sobre a atualização do conhecimento linguístico pela criança em fase de alfabetização
  • Troca de ideias: Qual deve ser o papel do coordenador pedagógico no processo de alfabetização?
  • Círculos de leitura
  • Leitura expressiva

Jornal Letra A 37 – março abril 2014 – Especial PNAIC 2013

Nesta edição especial sobre o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa:
  • Balanço do primeiro ano de programa
  • Entrevista com as coordenadoras do Pacto na UnB, UFRJ e UFMG
  • O melhor uso dos acervos literários permitidos pelas bibliotecas de classe
  • Direitos de aprendizagem

Jornal Letra A 36 – outubro novembro 2013

Nesta edição:
  • Classes multisseriadas
  • Diversidade: gênero e sexualidade na escola
  • A cidade como espaço de aprendizado
  • Livros infantis que celebram a matriz afro-brasileira

Jornal Letra A 35 – agosto setembro 2013

Nesta edição:
  • Os desafios centrais da educação pública no Brasil
  • Tecnologias móveis no espaço da escola
  • Entrevista com Antônio Augusto Batista

Jornal Letra A 34 – maio junho de 2013

Nesta edição:
  • PNAIC: expectativas e questionamentos
  • Dilemas dos professores iniciantes
  • Atividades motoras e alfabetização

Jornal Letra A 33 – março abril 2013

Nesta edição:
  • Métodos de alfabetização
  • Indisciplina em sala de aula
  • Entrevista com Graça Paulino

Jornal Letra A 32 – outubro novembro 2012

Nesta edição: • Inclusão – O processo de inclusão depende da existência de professores que saibam conduzir o processo de aprendizagem • Desiguldade social – as hierarquias na escola • Aulas de gramática – Menos memorização e mais vida real • Entrevista: Carlos Alberto Faraco “Defendo o caminho econômico para introduzir o sistema gráfico: começar por aquilo que é regular e, progressivamente , introduzir as estruturas mais complexas.”

Jornal Letra A 31 – agosto setembro 2012

Jornal Letra A Especial – novembro dezembro 2012

Nesta edição: Magda Soares através de textos

Jornal Letra A 30 – maio junho 2012

Nesta edição: • Como encontrar o equilíbrio entre o cuidado e o ensino? • Ver o filme antes de ler o livro (des)estimula a leitura? • O que fazer quando o aluno não entende o enunciado da questão? • Entenda por que a realização de experimentos enriquece as aulas de Ciências • Entrevista: Pesquisadora mexicana fala sobre a importância da leitura na primeira infância

Jornal Letra A 29 – março abril 2012

Nesta edição: • Como deve ser o ensino de língua estrangeira para crianças? • Best-sellers: portas de entrada para a literatura • Entrevista: biblioteca infanto-juvenil da América do Sul • Ensino integral: o que fazer com o tempo a mais na escola?

Jornal Letra A 28 – outubro novembro 2011

Nesta edição: • Problemas de aprendizagem • Tipo de letra na alfabetização • Espaços de representação • Adaptação literária • Entrevista: Ensino de arte

Jornal Letra A 27 – agosto setembro 2011

Nesta edição: • Plano Nacional de Educação • Dificuldade ou transtorno de aprendizagem? • O cordel fora do folheto • Games na sala de aula • Entrevista: Letramento Digital

Jornal Letra A 26 – maio junho 2011

Nesta edição: • Ensino Fundamental de 9 anos • Neurociência e Educação • Ciências além do livro didático • Comunidade Escolar • Entrevista: Sírio Possent

Jornal Letra A 25 – março abril 2011

Nesta edição: • Educação de Jovens e Adultos • Mudanças nos últimos 10 anos• • Formação continuada • Literatura para adultos • A história dos materiais didáticos • Entrevista sobre a situação do analfabetismo no Brasil

Jornal Letra A 24 – outubro novembro 2010

Nesta edição: • Educação em comunidades tradicionais • Almanaques • Entrevista: Emmanuel Fraisse

Jornal Letra A 23 – agosto setembro 2010

Nesta edição: • O pensamento nas instituições de ensino • Literatura para formação de leitores • Saiba como utilizar a tecnologia em sala de aula • História nas séries iniciais, qual sua importância?

Jornal Letra A 22 – maio junho 2010

Nesta edição: • Emenda 59 e a educação infantil • Educação sexual nos currículos escolares • Temas difíceis tratados pela literatura infantil

Jornal Letra A 21 – março abril 2010

Nesta edição: • Discussão sobre gêneros textuais • Entrevista com Regina Ziberman • Livros com cara de brinquedo, brinquedo com cara de livro

Jornal Letra A Especial – janeiro fevereiro 2009

Nesta edição temática: • Rede nacional de formação continuada

Jornal Letra A 20 – outubro novembro 2009

Nesta edição: • Matéria especial discute as formas de avaliação • Entrevista com Rosa Maria Bueno • Fischer sobre produção cultural para crianças • Entenda o Transtorno de Déficit de • Atenção e Hiperatividade

Jornal Letra A 19 – agosto setembro 2009

Nesta edição: • Livros escolares, usos e políticas.

Jornal Letra A 18 – maio junho 2009

Nesta edição: • O ensino fundamental agora começa aos 6 anos. • O jogo de xadrez dentro da sala de aula. • Entrevista com Elizabeth Serra: em defesa das bibliotecas

Jornal Letra A 17 – março abril 2009

Nesta edição: • Qual o limite entre a brincadeira e a violência? • Variação linguística • Reformas ortográficas

Jornal Letra A 16 – outubro novembro 2008

Nesta edição: • Alfabetizar: compromisso de todas as áreas • Cinema na escola • Livros de folclore brasileiro

Jornal Letra A 15 – agosto setembro 2008

Nesta edição: • Qualidade da educação • Coesão e coerência textuais • Educação ambiental

Jornal Letra A Especial – junho julho 2008

Nesta edição: • Provinha Brasil

Jornal Letra A 14 – maio junho 2008

Nesta edição: • Alfabetizar na educação infantil • Oralidade • Leitura de fábulas

Jornal Letra A 13 – março abril 2008

Nesta edição: • Educação do campo • Ambiente alfabetizador • Novidade: Classificados Letra A

Jornal Letra A 12 – outubro novembro 2007

Nesta edição: • O que fazer após a alfabetização inicial? • Humor na literatura infantil • Caligrafia

Jornal Letra A 11 – agosto setembro 2007

Nesta edição: • Biblioteca escolar • O enfrentamento do racismo • Pontuação

Jornal Letra A 10 – maio junho 2007

Nesta edição: • Produção de textos • Educação sexual • Grandes autores para crianças

Jornal Letra A 09 – março abril 2007

Nesta edição: • O papel do livro didático na alfabetização • Educação Física • Ilustrações para ver e ler

Jornal Letra A 08 – outubro novembro 2006

Jornal Letra A 07 – agosto setembro 2006

Nesta edição: • Matéria especial sobre participação dos pais na escola • Revista em quadrinhos na sala de aula • Entrevista com o especialista em ortografia Artur Gomes de Morais

Jornal Letra A Especial – junho julho 2006

Nesta edição temática: • Alfabetização de Jovens e Adultos

Jornal Letra A 06 – abril maio 2006

Nesta edição: • Ensino Fundamental de 9 anos • Entrevista com Wanderley Geraldi • Poesia na alfabetização

Jornal Letra A 05 – fevereiro março 2006

Nesta edição: • Inclusão: uma escola para todos • Bernadete Abaurre fala sobre fonética e fonologia • Como usar a biblioteca

Jornal Letra A 04 – outubro novembro 2005

Nesta edição : • Perfil dos alfabetizadores no Brasil • Turmas homogêneas: necessidade ou risco? • Dom Quixote para crianças • Indisciplina • Alfabetização e Matemática • Bartolomeu Campos de Queirós: aprendendo a imaginar

Jornal Letra A 03 – agosto setembro 2005

Nesta edição: • História dos métodos de alfabetização • Psicogênese da escrita • Contos de Andersen

Jornal Letra A 02 – junho julho 2005

Nesta edição : • Leituras contra o racismo em sala de aula • Dificuldade de aprendizagem na alfabetização • O que é consciência fonológica? • Música na escola

Jornal Letra A 01 – abril maio 2005

Nesta edição: • Vale a pena corrigir erros ortográficos? • Entrevista: Magda Soares

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