Ceale Debate de setembro e III Jornada Magda Soares destaca a importância da obra Alfaletrar

Live ocorrerá no dia 30/09, terça-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube

 

Em setembro, o Ceale Debate integra a programação da III Jornada Magda Soares, e trará como foco as contribuições da obra “Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever” para a formação docente, tanto inicial quanto continuada. O encontro será transmitido em parceria com a Editora Contexto, em ambos canais do YouTube, e contará também com o sorteio de um exemplar da obra e do lançamento “Memórias de uma educadora”.

Assista ao evento no link:
https://bit.ly/cealedebate30-09-25

O tema

O debate deste mês terá como eixo central “A contribuição da obra Alfaletrar para a formação inicial e continuada de professores”. O objetivo é refletir sobre como a proposta de Magda Soares, sistematizada em Alfaletrar, pode apoiar tanto os cursos de Pedagogia quanto o trabalho de docentes em exercício, e oferece perspectivas metodológicas e práticas para o processo de alfabetização e letramento.

As convidadas

Francicleide Cesário de Oliveira – Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), doutora em Letras (UERN), mestre em Educação (UERN) e graduada em Pedagogia. Atua nas áreas de alfabetização de crianças, saberes e práticas docentes e formação de professores. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE/UERN) e associada à ABALF e à AINPGP.

Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra – Professora da UERN, doutora e mestra em Letras (UERN), especialista em Educação e em Literatura e Estudos Culturais. Coordena projetos de pesquisa e extensão, como o BALE – Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas, e integra o GEPPE. Atua nas áreas de formação do leitor, contação de histórias, literatura e prática pedagógica.

Daniela Freitas Brito Montuani – Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale, onde exerce a vice-diretoria (2021–2025). Doutora e mestre em Educação pela UFMG, é coordenadora do Laboratório de Alfabetização e Letramento (Ceale/FaE/UFMG) e tem vasta experiência na formação inicial e continuada de professores, especialmente em alfabetização e letramento.

Lidiane de Mello Trindade – Professora da rede municipal de Novo Hamburgo (RS), com experiência em sala de aula no 1º e no 2º ano do ensino fundamental. Atuou como professora do Ateliê Alfaletrar, projeto que traz a perspectiva prática do trabalho com a obra de Magda Soares em contextos reais de alfabetização.

Luciana Pinsky – Editora da Contexto, jornalista e escritora. Possui graduações em Jornalismo e História pela USP, além de mestrado em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Trabalhou em redações como Revista Época e Valor Econômico e, desde 2005, atua na edição de livros. É autora do romance Sujeito oculto e demais graças do amor.

Mediação

A mediação do evento será realizada pelas pesquisadoras do Ceale, Mônica Araujo e Francisca Maciel.

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live. Basta acessar o link no horário indicado:

https://bit.ly/cealedebate30-09-25

Haverá certificado para quem preencher o formulário disponibilizado no chat durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis posteriormente em:

https://certificados.fae.ufmg.br/

Para que você tenha uma experiência cada vez melhor, estamos atualizando o site do Ceale. Durante esse período, algumas páginas podem apresentar ajustes em andamento. Obrigado por acompanhar e fazer parte desse processo.