Coerência pragmática

Autor: Janice Helena Chaves Marinho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Os participantes de uma interação sempre esperam que o que é dito ou escrito faça sentido num contexto particular. O que eles têm em mente é uma suposição de coerência e, assim, conectam os significados dos enunciados, mesmo quando estes não estão explícitos no texto. Isso ocorre graças aos conhecimentos compartilhados por eles e à sua capacidade de inferência.  A construçã ...

Verbetes associados: Coerência textual, Situação comunicativa, Texto

Textualidade

Autor: Maria da Graça Costa Val

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros. Trata-se de um componente da competência textual dos falantes, que lhes permite produzir textos adequados e interpretar como textos as ...

Verbetes associados: Coerência textual, Coesão textual, Competência comunicativa, Interação verbal, Intertextualidade, Recursos coesivos , Retextualização, Situação comunicativa, Texto