Fone
Autor: Raquel Márcia Fontes Martins,
Instituição: Universidade Federal de Lavras- UFLA / Departamento de Ciências Humanas-DHC,
O fone é uma unidade sonora da fala. Descrever os fones é considerar todos os sons que, de fato, ocorrem na fala, inclusive aqueles que estão envolvidos na variação da pronúncia das palavras. Dessa forma, são fones do português brasileiro, por exemplo, tanto o som [d] como o som [dʒ] que ocorrem na pronúncia da palavra dia, dita como [‘dia] em certas regiões do Brasil e como [dʒia] (“djia”) em outras regiões. Considerar os fones é, assim, considerar a fala tal qual ela ocorre, com os fenômenos fonológicos que sobre ela recaem, o que a faz, por vezes, ser diferente da ortografia. Desse modo, uma palavra como tomate, pronunciada por um falante de Belo Horizonte como “tumatchi”, apresenta os seguintes fones: [tʊ.’ma.tʃɪ].
Os fones são representados pela transcrição fonética, que faz uso de símbolos próprios, convencionalizados no Alfabeto Fonético Internacional, e são apresentados entre colchetes. Uma palavra como casa é transcrita como [‘ka.zə]. Nessa transcrição fonética, o símbolo (‘) indica a sílaba acentuada e o símbolo (.) indica a separação de sílabas da palavra.
Os fones podem ser vocálicos – como [a], [e], [i] – ou consonantais – como [p], [f], [s], [z]. São produzidos por movimentos dos órgãos envolvidos na produção da fala, como a língua, os lábios e os dentes. Assim, por exemplo, o som ou fone [p], presente na palavra passo, envolve a articulação do lábio inferior que encosta no lábio superior, sendo chamado, por isso, de som bilabial. Já o fone [v], presente na palavra vaso, é produzido com a articulação do lábio inferior que encosta nos dentes superiores, sendo chamado, por isso, de som labiodental.
O conceito de fone se contrapõe ao de fonema. Fone diz respeito aos sons efetivamente produzidos na fala, que varia de região para região. Fonema é um elemento da língua que corresponde à imagem mental que os falantes têm das unidades sonoras do sistema fonológico. A ortografia representa os fonemas, e não os fones. Tanto quem pronuncia [‘dia] quanto quem pronuncia [dʒia] (“djia”) deve escrever (dia).
Conhecer esses conceitos é importante para o professor alfabetizador, especialmente pelo fato de que os aprendizes iniciais da escrita tendem a considerar os sons da fala (fones) ao grafar as palavras. Nesse momento em que os alfabetizandos apresentam pouco conhecimento sobre a ortografia, é comum que eles considerem a escrita como uma transcrição da fala. Contudo, os alfabetizandos devem aprender que nem todos os fones serão representados na ortografia, o que ocorre com o som [dʒ] exemplificado. Nos casos de variação de pronúncia como a que envolve esse som, haverá apenas uma forma gráfica na ortografia (dia), apesar de haver mais de um fone na fala.
Verbetes associados: Consoantes, Fonema, Fonética, Fonologia, Transcrição fonética , Vogais
Referências bibliográficas:
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2001.
OLIVEIRA, M. A. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale/ FaE/ UFMG, 2005. Coleção Alfabetização e Letramento (Caderno do Formador).