Léxico
Autor: Orlene Lúcia de Saboia Carvalho,
Instituição: Universidade de Brasília-UnB,
O conjunto das palavras e expressões de uma língua é denominado léxico. A noção de léxico é abstrata, visto que não se consegue saber exatamente qual é o total de palavras em uso. Como a língua está em constante mudança, ora surgem palavras novas, ora palavras caem em desuso. Logo, nem mesmo os dicionários padrão, por maiores que sejam, conseguem registrar essa dinâmica lexical.
Nas práticas discursivas diárias, os falantes fazem uso de apenas uma parte do léxico, ou seja, de um subconjunto desse total de palavras, denominado vocabulário (ou repertório lexical). Assim, vocabulário é o conjunto de palavras (ou vocábulos) e expressões efetivamente utilizados, seja por uma pessoa em textos orais ou escritos, seja por um grupo de pessoas de uma determinada faixa etária, de uma certa região ou de uma época específica. Pode-se falar, por exemplo, no vocabulário infantil, no vocabulário da região Norte, no vocabulário de Guimarães Rosa, ou no vocabulário empregado em um poema, uma lenda, uma receita, uma propaganda etc. Quando o vocabulário é técnico, no caso das áreas especializadas do conhecimento, como Matemática, Gramática, Linguística, Biologia, Química, Filosofia etc., as palavras que particularizam uma determinada área formam a terminologia dessa área. Nesse caso, em lugar de vocábulos ou palavras, fala-se em termos.
Assim como o léxico geral de uma língua está registrado nos dicionários padrão, os vocabulários costumam ser registrados em glossários, a exemplo deste Glossário de termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Há autores, no entanto, que empregam o termo vocabulário como sinônimo de glossário.
Situações de comunicação vivenciadas pelos falantes, como as relações familiares e sociais, as experiências escolares e profissionais, permitem uma constante ampliação do repertório lexical. Em cada contexto comunicativo, o falante expressa sentidos e constrói discursos ao mesmo tempo em que compreende e assimila novos itens lexicais (isto é, novas palavras). Assim como o léxico de uma língua é revelador de uma cultura, de uma visão de mundo, o vocabulário de um falante é revelador de suas vivências. Quanto mais experiências diversificadas tiver, mais amplo será seu repertório lexical.
A escola exerce papel fundamental no processo de ampliação do repertório lexical, na medida em que proporciona atividades diversas de leitura e produção de diferentes gêneros textuais. Nesse processo, deve-se considerar a possibilidade de o conhecimento lexical do aluno ser ativo, ou seja, ele conhece tão bem os significados e os aspectos formais da palavra que consegue usá-la em sua produção textual, ou passivo, isto é, ele reconhece a palavra no contexto, mas seu conhecimento não lhe permite construir sentidos em novos discursos. A noção de campos semânticos também contribui para a expansão dos conhecimentos lexicais do aluno, visto que proporciona a organização do vocabulário conhecido e a inclusão de novos itens que compõem um determinado campo.
Verbetes associados: Campo semântico, Competência discursiva, Formação de palavras, Dicionários – seu uso em alfabetização
Referências bibliográficas:
ANTUNES, I. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BIDERMAN, M.T.C. Teoria linguística: teoria lexical e teoria computacional. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ILARI, R. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2002.