Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)

Resumo: Iniciada em meados da década de 1980, sob a coordenação da Professora Magda Becker Soares, a pesquisa “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC) tem caráter permanente no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus principais objetivos são:

  1. Levantamento e análise da produção acadêmica (teses e dissertações) sobre alfabetização de crianças produzida nos programas de pós-graduação de universidades brasileiras;
  2. Análise qualitativa e quantitativa das produções acadêmicas sobre alfabetização de crianças brasileiras;
  3. Integração de diversos pesquisadores do campo da alfabetização no país;
  4. Socialização da produção científica de pesquisadores brasileiros acerca da alfabetização de crianças no Brasil.

A partir de 2006, a pesquisa tornou-se interinstitucional e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições brasileiras. O Banco de Dados da pesquisa está em processo de atualização e, em breve, será divulgado ao público interessado pelo tema.

Para que você tenha uma experiência cada vez melhor, estamos atualizando o site do Ceale. Durante esse período, algumas páginas podem apresentar ajustes em andamento. Obrigado por acompanhar e fazer parte desse processo.