Método alfabético e de soletração

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Empregado desde a antiguidade até meados do século XIX, em vários locais cujo sistema de escrita é o alfabético, o método alfabético pode ser considerado o mais antigo. Segue o princípio geral dos métodos sintéticos, de centrar a atenção do aprendiz em unidades menores e abstratas, a serem combinadas progressivamente. Em sua estrutura mais básica, propõe aprender os nomes das letras do alfa ...

Verbetes associados: Consoantes, Estrutura Silábica, Métodos e metodologias de alfabetização, Sílaba, Sonoridade, Vogais

Método fônico ou fonético

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O método fônico ou fonético integra o conjunto dos métodos sintéticos que privilegiam as correspondências grafofônicas. Seu princípio organizativo é a ênfase na relação direta entre fonema e grafema, ou seja, entre o som da fala e a escrita. Este método surge como uma reação às críticas à soletração, e seu uso é mencionado na França, por V ...

Verbetes associados: Correspondência grafofonêmica, Fonema, Grafema, Método alfabético e de soletração, Métodos e metodologias de alfabetização


Método global

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O método global integra o conjunto dos métodos analíticos que se orientam no sentido do todo para as partes. Defende que a criança percebe as coisas e a linguagem em seu aspecto global, que a leitura é uma atividade de interpretação de ideias e que a análise de partes deve ser um processo posterior.   No final do século XIX e início do XX, o método global encontra sólido apoio na teoria ...

Verbetes associados: Gêneros e tipos textuais, Métodos e metodologias de alfabetização, Sentido, significado e significação


Método silábico

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Posicionado no grupo dos métodos sintéticos, que se organizam das partes para o todo, o método silábico se caracteriza pela apresentação visual de sílabas prontas, sem forçar a articulação das consoantes com as vogais, e sem destacar as partes que compõem a sílaba. O princípio básico é que a consoante só pode ser emitida se apoiada na vogal; logo, somente a sílaba (e n& ...

Verbetes associados: Consoantes, Decodificação, Estrutura Silábica, Fala, Fonologia, Métodos e metodologias de alfabetização, Sílaba, Sílaba canônica, Sonoridade, Vogais


Métodos de palavração e de sentenciação

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Os métodos de palavração e de sentenciação são agrupados no conjunto de métodos analíticos que partem de unidades de significado. Alguns autores também os chamam de globais, destacando algumas diferenças. No método de palavração, a ênfase recai na palavra, e não no texto; na sentenciação, a ênfase incide na palavra ou na frase. Comênio & ...

Verbetes associados: Método global, Métodos e metodologias de alfabetização, Palavra, Sílaba