Paradidáticos

Autor: Egon de Oliveira Rangel

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Ao que tudo indica, o termo paradidáticos surgiu como adjetivo, qualificando um tipo de publicação que, a partir da década de 1970, começou a proliferar na produção editorial brasileira voltada para o uso escolar. Tratava-se, então, de distinguir esses produtos dos livros didáticos tradicionais, sempre associados a disciplinas, organizados em coleções seriadas e pensados para uso cotidiano. A principal diferen& ...

Verbetes associados: Dicionários – seu uso em alfabetização, Livro-brinquedo, Livro de imagens, Livro didático de alfabetização , Livro didático de Língua Portuguesa, Políticas públicas de leitura literária

Progressão continuada

Autor: Egon de Oliveira Rangel

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Podemos definir a progressão continuada como uma forma de monitoramento do ensino-aprendizagem escolar que evita fixar um momento preciso para a avaliação e a promoção do aluno. Dessa maneira, a escola se vê desafiada a pensar a aferição e a progressão da aprendizagem – e, portanto, toda a organização do ensino – por parâmetros diferentes dos tradicionais. Em boa medida, esse princíp ...

Verbetes associados: Avaliação Diagnóstica, Avaliação Externa, Ciclo de alfabetização