Escrita coletiva na alfabetização

Autor: Kely Cristina Nogueira Souto, Maria José Francisco de Souza

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Centro Pedagógico Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A escrita coletiva é uma estratégia que pode ser utilizada com objetivos distintos em uma sala de aula. Ela envolve grupos de alunos ou toda a turma e o professor que, necessariamente, atua como mediador no processo de elaboração textual. A produção coletiva de textos pode ser desenvolvida com crianças que ainda não estão alfabetizadas e, também, com crianças em processo de consolidação das habili ...

Verbetes associados: Ciclo de alfabetização, Coerência textual, Coesão textual, Leitura , Ortografia, Pontuação, Produção de textos


Escrita espontânea

Autor: Sara Mourão Monteiro

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Considerando que nosso sistema de escrita é alfabético, a escrita espontânea pode ser compreendida como toda a produção gráfica da criança que se encontra em processo de compreensão do princípio alfabético, mesmo quando ainda não domina este princípio. O espontâneo designa essa possibilidade de escrever mais livremente, sem restrições e preocupações em errar, seja na esco ...

Verbetes associados: Alfabetização, Apropriação do sistema de escrita alfabética, Avaliação Diagnóstica, Conhecimentos prévios sobre a escrita, Correspondência grafofonêmica, Psicogênese da aquisição da escrita