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Uma análise de aspectos da situação atual do ensino / aprendizagem de Língua Portuguesa em 1ª série do 1º grau.

O trabalho analisa aspectos da situação ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, em 1ª séries do 1º grau, numa escola da rede municipal de São Paulo, tentando verificar como se estabelece a relação legislação x professor x conteúdo x aluno x escola. A autora faz um exame da legislação relativa ao ensino de português e de sua interferência no relacionamento professor-aluno-escola, uma síntese da programação proposta pela Secretaria Municipal da Educação, confrontando-a com o planejamento dos professores, uma análise do material didático usado pelos professores, um levantamento, através de questionário, de dados sobre os professores, uma análise dos resultados de uma amostra de alunos nas avaliações. Os resultados evidenciaram o desvinculamento entre o "saber" e o "fazer" do professor, a partir da verificação do que "sabe", o que "faz saber" e quem o "faz saber", concluindo-se que o professor cumpre imposições da escola, do pedagogo, do gramático.

Nome do Autor: RIGOLON, Wilma
Nome do Orientador: Regina Célia Paglluchi da Silveira
Instituição: Faculdade de Psicologia
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Grau do Trabalho: Tese de Cátedra
Área: Ciências Sociais
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

RIGOLON, Wilma. Uma análise de aspectos da situação atual do ensino / aprendizagem de Língua Portuguesa em 1ª série do 1º grau. São Paulo: PG em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1984. 212p. (Dissertação de Mestrado).