Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações

É lançada a primeira publicação do projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, parceria entre MEC e universidades

Biblioteca • Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016, 14:37:00

Em 2013, teve início a elaboração do projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, fruto de uma parceria entre as universidades UFMG, UFRJ e UNIRIO e a Coordenadoria da Educação Infantil do MEC (COEDI). Agora, o projeto lança sua primeira publicação, “Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações”. O e-book é uma coletânea dos textos apresentados no “Seminário Internacional Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações", primeiro grande evento do projeto, realizado em 2014, em Belo Horizonte. Além desse, o projeto já realizou outros três seminários.

Qual literatura para as crianças menores de seis anos? Que práticas educativas devem ser desenvolvidas na Educação Infantil em relação à literatura? Como orientar professores e demais promotores de leitura na constituição e manutenção de acervos e na organização dos espaços e contextos da Educação Infantil? Essas foram algumas das questões discutidas na ocasião, em um rico debate que se espera ver expandido a partir da publicação. Em carta de apresentação do e-book, as coordenadoras do projeto destacam que o evento "se consagrou como um momento importante para a discussão sobre as práticas de leitura e escrita em instituições educacionais que atendem crianças menores de seis anos de idade".

O e-book completo está disponível aqui no Portal do Ceale: clique aqui para acessar.

Boa leitura!