Literatura na Educa√ß√£o Infantil: acervos, espa√ßos e media√ß√Ķes

√Č lan√ßada a primeira publica√ß√£o do projeto Leitura e Escrita na Educa√ß√£o Infantil, parceria entre MEC e universidades

Biblioteca ‚ÄĘ Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016, 14:37:00

Em 2013, teve in√≠cio a elabora√ß√£o do projeto ‚ÄúLeitura e Escrita na Educa√ß√£o Infantil‚ÄĚ, fruto de uma parceria entre as universidades UFMG, UFRJ e UNIRIO e a Coordenadoria da Educa√ß√£o Infantil do MEC (COEDI). Agora, o projeto lan√ßa sua primeira publica√ß√£o, ‚ÄúLiteratura na Educa√ß√£o Infantil: acervos, espa√ßos e media√ß√Ķes‚ÄĚ. O e-book √© uma colet√Ęnea dos textos apresentados no ‚ÄúSemin√°rio Internacional Literatura na Educa√ß√£o Infantil: acervos, espa√ßos e media√ß√Ķes", primeiro grande evento do projeto, realizado em 2014, em Belo Horizonte. Al√©m desse, o projeto j√° realizou outros tr√™s semin√°rios.

Qual literatura para as crian√ßas menores de seis anos? Que pr√°ticas educativas devem ser desenvolvidas na Educa√ß√£o Infantil em rela√ß√£o √† literatura? Como orientar professores e demais promotores de leitura na constitui√ß√£o e manuten√ß√£o de acervos e na organiza√ß√£o dos espa√ßos e contextos da Educa√ß√£o Infantil? Essas foram algumas das quest√Ķes discutidas na ocasi√£o, em um rico debate que se espera ver expandido a partir da publica√ß√£o. Em carta de apresenta√ß√£o do e-book, as coordenadoras do projeto destacam que o evento "se consagrou como um momento importante para a discuss√£o sobre as pr√°ticas de leitura e escrita em institui√ß√Ķes educacionais que atendem crian√ßas menores de seis anos de idade".

O e-book completo está disponível aqui no Portal do Ceale: clique aqui para acessar.

Boa leitura!