O uso de tecnologias digitais e Internet na prática pedagógica de professores da Educação Infantil para a inserção de crianças na cultura escri


     

Pesquisa • Terça-feira, 29 de Agosto de 2017, 16:16:00

Título: O uso de tecnologias digitais e Internet na prática pedagógica de professores da Educação Infantil para a inserção de crianças na cultura escrita

Coordenadora: Mônica Daisy Vieira Araújo

Resumo: O projeto busca promover a reflexão sobre as contribuições que o uso das tecnologias digitais e a Internet podem trazer para a prática pedagógica de professores da segunda etapa da Educação Infantil para a inserção de crianças na cultura escrita. Por ser uma pesquisa do tipo ação realizaremos debates quinzenas na escola com o intuito de desenvolver conhecimentos sobre como utilizar os suportes digitais como recurso para a apropriação da cultura escrita pelas crianças.  Em cooperação com as professoras planejaremos as atividades desenvolvidas no laboratório e realizaremos, também, entrevistas após as aulas ministradas no laboratório de informática, com o intuito de coletarmos as impressões, desafios e avanços alcançados pelos professores, bem como filmagens das aulas. Ao final da pesquisa, produziremos um repertório de práticas exitosas que poderá ser utilizado por outros professores da segunda etapa da Educação Infantil no país. Este projeto faz parte das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED/CEALE/FAE/UFMG.

Financiamento: PRPQ/UFMG