Alfabetização de jovens e adultos (PROEF)

Projetos • Segunda-feira, 22 de Julho de 2013, 14:24:00

O que é: O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1º Segmento, ou PROEF-1, é um projeto de extensão com o propósito de alfabetizar jovens e adultos, em especial, funcionários da UFMG. As aulas são ministradas por alunos de graduação, supervisionados por, sob a coordenação de pesquisadores do Ceale. O projeto incentiva a formação de alunos de graduação e pós-graduação para atuarem e desenvolverem pesquisas na área da alfabetização de jovens e adultos.

O Ceale é responsável pela coordenação do 1º segmento do PROEF, que equivale ao ensino do 1º ao 5º  ano. O PROEF-1 oferece curso presencial com carga horária de 10 horas semanais e duração média de dois anos. Atualmente, esse segmento do projeto possui cinco turmas, que funcionam em salas de aula da Faculdade de Educação nos horários da tarde e noite.

Continuidade

Após a conclusão do curso, o aluno pode continuar seus estudos no PROEF-2 (6º ao 9º ano) e no Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA), coordenados pelo Centro Pedagógico e pelo Colégio Técnico (COLTEC) da UFMG. Os três projetos compõem o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos, vinculado ao Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) da UFMG.

Quando começou: 1985

Coordenação: Francisca Izabel Pereira Maciel