Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)

Pesquisa • Quinta-feira, 20 de Junho de 2013, 12:25:00

Título: Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC)

Coordenação Geral: Francisca Izabel Pereira Maciel

Resumo: Iniciada em meados da década de 1980, sob a coordenação da Professora Magda Becker Soares, a pesquisa “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC) tem caráter permanente no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus principais objetivos são:

1) levantamento e análise da produção acadêmica (teses e dissertações) sobre alfabetização de crianças produzida nos programas de pós-graduação de universidades brasileiras;

2) análise qualitativa e quantitativa das produções acadêmicas sobre alfabetização de crianças brasileiras;

3) integração de diversos pesquisadores do campo da alfabetização no país;

4) socialização da produção científica de pesquisadores brasileiros acerca da alfabetização de crianças no Brasil.

A partir de 2006, a pesquisa tornou-se interinstitucional e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições brasileiras.

O Banco de Dados da pesquisa está em processo de atualização e, em breve, será divulgado ao público interessado pelo tema.

Financiamento: CNPq.